quarta-feira, 30 de novembro de 2011

NOS DERROTAMOS A NÓS MESMOS. Batistas precisamos viver uma nova fase

Um líder da nossa denominação afirma: "estamos trazendo os órgãos denominacionais para o seminário já que o seminário está falido".
Um outro líder de nossa denominação brincando com um colega diz: "Olha o irmãos está transvestido de pastor!". E se corrige: "eita! Não podemos dizer isto aqui no seminário". Uma vez que a fama é delicada, vai escandalizar o jovem pastor que está vindo lá de Pernambuco!
Todas as duas palavras, ditas por pessoas diferentes, são palavras recheadas de uma ironia real que em nada contribui para o estabelecimento do reino de Deus aqui na terra.
Estamos vivento um tempo em que as pessoas estão se acostumando com a situação e mais ainda estão proclamando mais derrota com as suas palavras.
Lembro-me do pastor Nilson do Santos quando dizia: "Irmãos, não falem desgraças (falta de graça), nós fomos chamados por Deus para sermos portadores das Boas-Novas. Deixem que os tele jornais se encarreguem das mais notícias."
Os nosso líderes estão dando um péssimo exemplo  às suas ovelhas, uma vez que ao invés de instruí-las que Temos um Deus que tudo pode, em suas atitudes e palavras, estão proclamando um evangelho de uma deus derrotado. Este não é meu DEUS. O Deus que sirvo é Vitorioso. Um Deus que nunca perde.
Creio que o Seminário do Sul está repleto de dificuldades. Nenhuma delas foram criados nesta geração, mas sim na geração dos pastores que estão atuando nas igrejas hoje. Nenhuma das dificuldades se trata de dinheiro. Não! O problema do Seminário do Sul não é dinheiro. O Problema das igrejas do Brasil não é satanás. O problema é a falta de Deus. As igreja não tem buscado a Deus.
Desafio cada pastor que um dia anunciou que o Seminário do Sul está falindo a vir aqui. Trazer sua igreja para orar conosco.
Todos os dias estamos orando para tapar a brecha que muitos escancararam há tempos.
Eu sou responsável por este tempo. Me colocarei na brecha e vou esperar que o Deus Criador nos traga um novo tempo.
Ele sim é a única pessoa que pode fechar o Seminário do Sul. Não será a falta de dinheiro!
Nós nos derrotamos com as nossas palavras, mas a bíblia, a PALAVRA DE DEUS, nos ensina que "De uma só boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não é conveniente que estas coisas sejam assim."  Tiago 3.10. Mas pelo contrário nós fomos chamados para proferir bênção, como disse Paulo "Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem. " (Efésios 4.29).

Senhor, ouve a nossa oração, atende o nosso clamor, e faz-nos proclamadores de bênção onde quer que estejamos...


sexta-feira, 9 de setembro de 2011

13 Kg de Pelo



Na última quarta-feira noticio-se na internet a seguinte informação: "Veterinários tiram 13 kg de pelo de cão no Reino Unido". A manchete dizia que Veterinários  de uma entidade de animais removeram 13 quilos de pelo de um cão, na cidade de Godmanchester, no Reino Unido. O bicho mal conseguia caminhar devido ao peso da pelagem, que estava emaranhada. O cachorro tem aproximadamente dez anos de idade e ganhou o nome de “Floyd”.
Este fato nos faz pensar quantas coisas nos impedem de desenvolvermos nossa vida cristã. O autor aos hebreus convocou-nos para que "deixemos todo embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com perseverança a carreira que nos está proposta" imaginando, talvez, que assim como Floyd precisou aparar seus pelos, nós precisamos nos desprender das coisas que nos impeça de caminhar rumo a Jesus Cristo. Floyd é um animal irracional, precisou de alguém que fizesse isto por ele. Nós temos a consciência e a liberdade para decidirmos se queremos ou não crescermos como discípulos de Jesus.
Este cachorro foi abandonado, por isso teve seus pelos exageradamente crescidos. Por outro lado nós não podemos abandonar nossa espiritualidade a pondo de deixar que o pecado nos domine.
Mas o autor aos hebreus não fica apenas na convocação. Ele nos dá uma dica importantíssima afirmando que podemos fazer esta tosa espiritual "olhando firmemente para Jesus Cristo, autor e consumador de nossa fé". Este olhar significa ter Jesus como alvo. Alvo de nossas escolhas. Alvo de nossas atitudes. Alvo de nossas vidas.
Sendo assim, antes que o pecado nos impeça de darmos um passo à frente, corramos para Jesus Cristo para nos desprendermos de todo pecado que nos rodeia.

Roosevelt Arantes, pr

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

15 - 21/ 08 - Efésios 1.3,4


15/08 - "Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo...": Uma boa maneira de se iniciar a semana é bendizendo o nome do Senhor. Bendizer é  "dizer ou falar bem de; louvar, glorificar". Muita gente vive dizendo que é serva do Senhor, contudo suas atitudes não confirmam isto. ORAÇÃO: Senhor! Que minha vida, minhas atitudes e palavras bendigam o Teu santo nome. Amém. (Ler: Sl 103)
16/08 - "...que nos abençoou com todas as sortes de bênção...":  Quando Jesus nos ensina sobre buscarmos o Reino de Deus em primeiro lugar (Cf Mt 6.25-34) Ele nos garante que estará suprindo todas as necessidades, portanto ao invés de nos preocuparmos, primeiramente, com o que queremos de bens materiais .nos preocupemos em termos a presença do Senhor conosco. ORAÇÃO:  Senhor! Que meu desejo a Tua presença antes de qualquer coisa. Amém.
17/08 - "...bênçãos espirituais nas regiões celestiais...": Muitas vezes ficamos limitados acreditando que o que temos é fruto exclusivo de nosso trabalho. Paulo nos afirma de bênçãos espirituais que nos são dadas. A fé nos faz entender e crer que todo o nosso sustento vem do Senhor. Ele não só pode nos dá o que precisamos como deseja fazer isto (Ler: Mt 7.7-12). ORAÇÃO: Senhor! Que eu possa crer que o Senhor é o meu sustento.  Amém.
18/08 - "...em Cristo Jesus...":  Na versão "Linguagem de Hoje". Encontramos o texto afirmar que somos abençoados por "estarmos unidos a Cristo". Será que temos buscado estar unido a Ele? Esse é o desafio de hoje: buscar se unir a Cristo afinal, Ele mesmo afirmou: Sem mim nada podeis fazer (Jo 15.5). ORAÇÃO: Senhor! Quero te conhecer com mais profundidade.  Amém.
19/08 - "...como também nos elegeu Nele antes da fundação do mundo...":  Você é importante para Deus. O que Paulo está afirmando é que antes de Deus ter criado qualquer coisa na face da Terra Ele nós planejou. Deus criou o mundo para nos receber e assim como Ele teve todo o cuidado em criar o mundo Ele tem o preocupação em cuidar de você (Ler Sl139). ORAÇÃO: Senhor! Obrigado por teres me dado a vida.
20/08 - "...para sermos Santos e Irrepreensiveis diante dele...": Ao longo da Bíblia encontramos o Senhor  nos convidando para uma vivermos com uma postura diferenciada. Para Abraão Ele fez o convite de andar em Sua (Deus) presença e ser perfeito (Gn 17.1b). Não há a mínima possibilidade de sermos santos, irrepreensíveis, perfeitos se não for andando com Deus, por isso Paulo nos convida a sermos assim "diante dele". ORAÇÃO: Senhor! Aproxima-me de Ti mesmo.  Amém.
21/08 - "...em amor": Nenhum esforço humano é capaz de nos fazer agir segundo a vontade de Deus. Nossa existência. Nosso "sucesso". Só será possível se estivermos em Jesus. Todo o convite feito pelo apóstolo Paulo se torna atingível quando o atendemos na Pessoa de Jesus Cristo. Viver em Jesus é, portanto, o nosso desafio (Ler Jo 15.1-16). ORAÇÃO: Senhor! Ajuda-me a permanecer em Ti.  Amém.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

08 - 14/ 08 - Efésios 1.1-2 - ASPECTOS DA VIDA CRISTÃ - "Paulo..."


08/08 - "...apóstolo de Jesus Cristo...": Paulo tinha convicção de para quem ele servia. Muitos, hoje em dia, estão divididos e nem percebem. Praticam algumas atitudes que agradam a Deus, em outros momentos estão escandalizando o nome do Senhor. A grande verdade é que precisamos ter uma definição. Como disse Josué (Cf. Josué 24.15). ORAÇÃO: Senhor! Faze-me um discípulo autêntico e exclusivo para a Tua glória. Amém.
09/08 - "...apóstolo (...) pela vontade de Deus...": Paulo tinha certeza de que o que estava vivendo era da vontade de Deus e por isso vivia em paz. E você tem esta certeza? Qual a vontade de Deus para você?  ORAÇÃO:  Senhor! Revela-me Tua vontade. Amém.
10/08 - "...aos santos que estão em Éfeso...": A santidade é uma qualidade de todo cristão. Ela  é um processo em  que somos agentes reflexivos da ação. Não somos capazes de nos santificar, mas sim  de buscar a santidade. Somos santos por Jesus e em Jesus. Nossa ação é buscarmos e nos apegarmos a Jesus e à Sua Palavra para sermos, por ELE, santificados. (Cf. Sl 119.9/ 1 Pe 1.15-16,21). ORAÇÃO: Senhor! Santifica-nos para Ti mesmo.  Amém.
11/08 - "...fiéis em Cristo Jesus...":  A fidelidade  é uma característica que tem sido extinta nos últimos dias. Contudo a fidelidade é imprescindível na vida cristã. Primeiramente a fidelidade a Cristo. Precisamos mais do que nunca demonstrar que somos de Jesus. Também precisamos ser fiéis em todas as nossas relações. ORAÇÃO: Senhor! Ajuda-me a permanecer fiel a Ti. (Cf. I2 Tm 2.12).  Amém.
12/08 - "...Graça a vós...":  Graça é favor imerecível, ou seja, é tudo aquilo que recebemos sem merecer. As religiões se baseiam no sistema de retribuição. Quem age corretamente é beneficiado. Mas o cristianismo é diferente. Deus nos ama incondicionalmente e por Sua graça nos salva. Agir corretamente é uma obrigação. (Cf. Efésios 2.8-10) ORAÇÃO: Senhor! Permita-me vivenciar a Tua graça em mim.
13/08 - "...paz da parte de Deus": As estatísticas sugerem que hoje há uma presença de 30 milhões de soldados no mundo todo. Tudo isto para garantir a paz. Este esforço é insuficiente. O salmista nos afirma que "Se o Senhor não guardar a cidade em vão vigiam as sentinelas" (Sl 127.1). Jesus é a nossa paz. Ele nós dá a paz que realmente necessitamos. (Cf. Jo 14.27). ORAÇÃO: Senhor! Permita-me transmitir a Tua paz àqueles que ainda não a tem.  Amém.
14/08 - "Deus nosso Pai": A salvação em Jesus Cristo nos garante algo além da eternidade com Ele. Todos os que recebem Jesus tem o privilégio de se tornarem filhos de Deus (Jo 1.12). Isto muda tudo. Não é, apenas, a relação do Criador e o ser criado. É a relação de um Pai com seu filho. (Cf. 7.7-12). ORAÇÃO: Senhor! Ajuda-me a assumir a postura de um  filho Teu.  Amém.

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Psiu! Silêncio para ouvir.



"Eu ouvi, Senhor, a tua fama, e temi; aviva, ó Senhor, a tua obra no meio dos anos; faze que ela seja conhecida no meio dos anos; na ira lembra-te da misericórdia."
Habacuque 3.2

Cada vez mais me choco com as barbaridades que o ser humano tem feito uns com os outro e consigo mesmo. Não há mais limites, não há mais respeito. Cada um faz o que quer  sem se preocupar se o que está praticando está correto ou não. As crianças estão sendo abusadas. Os adolescentes estão se perdendo no mundo das drogas e do sexo. Os jovens não tem mais sonhos e os adultos se conformaram e dizer: "isto é normal, estamos vivendo novos tempo".
Uma sociedade pervertida. Uma sociedade sem Deus. Uma sociedade perdida.
Habacuque afirma:  "eu ouvi a tua fama e temi."
Se temos encontrado uma sociedade que não teme ao Senhor é porque ela não tem ouvido a fama do Senhor. E por que ela não tem ouvido a fama do Senhor? Por que a sociedade está ignorando Deus?
Por que a igreja não tem sido porta-voz de Deus nos dias de hoje?
Não temos encontrado o temor do Senhor nem mesmo dentro das igrejas. Isto porque os próprios cristão não tem ouvido a fama do Senhor.
Habacuque faz esta declaração após afirmar no verso 20 do capítulo anterior: "Mas o Senhor está no seu santo templo; cale-se diante dele toda a terra; cale-se diante dele toda a terra".  Parece que é preciso de silêncio para se ouvir a fama do Senhor. Mas quem precisa ficar em silêncio? É a igreja que precisa ficar em silêncio. Desta forma ela ouvirá a fama do Senhor, temerá e assim o mundo verá e ouvirá da igreja a fama do Senhor. Frei Betto disse certa vez que “sabemos falar de Deus, sobre Deus e até falar com Deus. Mas somos analfabetos quando se trata de deixar Deus falar em nós”.PAREMOS, pois, para ouvir Deus falar!!!

Que seja nossa oração:
Senhor, ajuda-me a parar para ouvir a tua voz, para ouvir a tua fama.
Que sejam nossas atitudes:
Dedicar tempo para, em silêncio, permitir Deus falar.
Frase:
"O medo nos afasta de Deus, o temor nos aproxima. O medo nos faz correr de Deus. o temor faz-nos prostrar diante Dele."

Fonte: Meditações de Roosevelt Arantes da Silva
Olinda, 29 de julho de 2011

quarta-feira, 1 de junho de 2011

A ESCRAVIDÃO DOS NOSSOS DIAS


"Lembra-te de que foste servo na terra do Egito, e que o Senhor teu Deus te tirou dali com mão forte e braço estendido; pelo que o Senhor teu Deus te ordenou que guardasses o dia do sábado."
Deuteronômio 5:15

Acordar assim que o sol aparece e ir dormir depois da meia noite é típico de pessoas que estão extremamente adaptadas à vida "pós-moderna".  Contudo Deus nos chama e diz: "Lembra-te de que fostes servo na terra do Egito".

Exatamente neste contexto Deus institui o mandamento de se guardar o sábado (Deuteronômio 5.12-15). O objetivo está claro no verso 14: "para que [todos] descansem como tu".
A ordem que Deus deu a Moisés, quando o povo ainda estava no Egito foi: “Deixe que o meu povo vá ao deserto a fim de fazer ali uma festa em minha honra. ” (Êxodo 5.1). O Senhor queria que o povo de Israel parece seus afazeres para celebrar uma festa. Festa onde Deus seria honrado.

Sei que o nosso cotidiano não tem sido fácil. A maioria das pessoas estuda, trabalha e realiza outras coisas mais. Todavia precisamos nos vigiar sempre, pois ao que me parece estamos nos tornando escravos de algo que não é tanto fundamental para a alegria do ser humano (não à luz da bíblia).

Tomemos cuidado então e guardemos o "sábado" realizando festas que nos ajudem a descansar e a honrar o Senhor.

Rio de Jaeneiro, 01 de junho de 2011
Roosevelt Arantes

sábado, 14 de maio de 2011

SURPREENDIDO PELA GRAÇA


Mais uma vez me encontro surpreendido pela graça de Deus. Tenho plena convicção que não mereço Seu amor, mas Ele me ama; que não mereço Seu cuidado, mas me sinto em Seus braços; que não mereço Sua presença, mas Ele está aqui do meu lado.
Sou constrangido pela graça, constrangido por Seu amor, resta-me apenas amá-lo com minhas limitações.
Desejo então, me aproximar mais de Jesus. Quero ouvir Sua voz, Seus conselhos, Seus direcionamentos.
Quero te seguir Senhor!

Amém.

Rio de Janeiro, 14 de maio de 2011
Roosevelt AranteS

quarta-feira, 11 de maio de 2011

SOU UM JUIZ POR NATUREZA


Na pia da conzinha estou lavando um pacote de açúcar e dois pacotes de milharina. Um colega meu passa e pensa: Como Roosevelt tem atitudes esquisitas! Quem já viu lavar pacotes de alimentos!?
Este meu amigo não sabia que não tenho este costume, não sabe que fiz isto apenas porque um outro produto que havia comprado havia estourado dentro da mesma sacola em que estavam estes produtos acima citados, sujando-os.
Jesus nos ensinou um princípio cristão: "Não julgueis, para que não sejais julgados" (Mateus 7.1). O problema é que temos o costume de fazer julgamentos em tudo e em todos.
Uma saída para esta atitude tão normal para o ser humano é: uma vez que realizarmos todo e qualquer julgamento em primeiro lugar colocá-lo em xeque, ou seja é importante termos ciência de que nossa leitura de qualquer realidade pode estar equivocada.
Em segundo lugar podemos checar, ou seja, devemos chegar até à pessoa ou ao fato e tentarmos entendê-lo melhor. Não custa nada perguntarmos a alguém: "eu tive esta impressão sobre isto, faz sentido?", ou mesmo "eu entendi isto daquilo que você me falou, era isso que você queria mesmo me dizer?".
Reconhecer que fazemos julgamentos é reconhecer nossa humanidade. Checar nossos julgamentos e não discriminar as pessoas por nossa ótica, é ser cristão.

Rio de Janeiro, 11 de maio de 2011
Roosevelt Arantes

terça-feira, 10 de maio de 2011

UM LUGAR PARA DEUS


Não é difícil perdermos o sono quando estamos com o coração ardendo de desejos a realizar  ou conquistar algo ou alguém. Se queremos fazemos o que está para além de nossa rotina.
Em certo momento de sua vida, o salmista Davi chega a dizer: "não entrarei na casa em que moro, nem subirei ao leito em que repouso, não darei sono aos meus olhos, nem repouso às minhas pálpebras, até que eu encontre lugar para o SENHOR, morada para o Poderoso de Jacó." (Salmos 132:3-5). Tal era o desejo de Davi encontrar um lugar (físico) para construir um templo onde colocaria a arca da aliança, que ele chegou a dizer que não dormiria enquanto não encontrasse este lugar.
A pergunta que me faço, e desejo que você faça também é: Eu tenho tido um desejo ardente de encontrar um lugar (temporal) para Deus em minha vida?
Diante de tantas atividades precisamos, como alvo de fé, desejarmos ardentemente encontrarmos este lugar, este tempo em nossa agenda para estarmos com o Senhor. Ainda que nos custe o sono, ainda que nos custe algo que gostamos de assistir ou fazer, precisamos encontrar um lugar para Deus em nossas vidas.

Que seja nossa oração:
Senhor quero desejar ardentemente encontrar um lugar no meu dia-a-dia para estar com o Senhor. Fala ao meu coração enquanto estivermos juntos, abre os meus olhos para que possa ver o que o Senhor quer que eu veja; meus ouvidos para que eu ouça o que o Senhor quer que eu ouça. Amém.

Que sejam nossas atitudes:
Separar um tempo específico para estar a sós com Deus. Meditar em Sua Palavra e dialogar com Ele através da oração.

sábado, 30 de abril de 2011

FÉ NOTICIADA


"Por isso, também eu, tendo ouvido da fé que há entre vós no Senhor Jesus..." 
Efésios 1.15a

Certa vez, quando eu estava liderando um acampamento pela primeira vez, faltando menos de um mês para realizá-lo e não tendo ainda a garantia de cobrir sequer 50% dos custos do evento, eu ouvi alguém me dizer: "Você acha que vai cair dinheiro do céu?". Prontamente eu respondi: "Se necessário for, vai cair dinheiro do céu". Naquela mesma noite eu me acordei de madrugada em minha cama e orei: Senhor! O Senhor me colocou neste posto de liderança. O Senhor me afirmou que era para realizar este acampamento, o Senhor vai permitir que eu seja envergonhado por crer que o Senhor está neste negócio? Oh Deus, ou agir opera teu milagre ou leva-me para o céu de uma vez por todas. O acampamento aconteceu, nenhum acidente ocorreu e pela primeira vez após anos de prejuízo o acampamento deu um saldo positivo  de R$ 1.499,00. Deus honra a nossa fé.

O apóstolo Paulo afirma que tem ouvido falar da fé que permeava a vida dos efésios. Tão era a fé que neles estava sendo exercida que a notícia chegou aos ouvidos de Paulo. Na carta aos hebreus nós encontramos dos versos cruciais no capítulo 11. Overso 1 e o verso 6 que dizem, respectivamente: "Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem. De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam".

Baseados nestes versos e na pergunta que faço: "Até que ponto minha fé está sendo comentada?" Podemos compreender algumas verdades bíblicas.

1. A nossa fé transborda as fronteiras de nosso ser.
Necessariamente, não temos que sair divulgado nossa fé, mas uma vez que a exercemos fica notória aos que nos rodeiam. É impossível conviver com alguém que exercite sua fé sem notar como ela depende de Deus. Uma vez que a exercemos as pessoas passam a perceber algo de diferente em nós. Nossa vida passa a contar com algo que está além da lógica humana e isto não dá para esconder.

2. A fé está para além da lógica humana.
Quando vemos nuvens escuras se concentrando em cima de nós, podemos esperar que vai chover. A probabilidade de não chover é mínima. Agora quando não se vê nuvem alguma é a probabilidade de chover que se torna mínima. Acreditar que o segundo caso pode acontecer se Deus assim quiser é Fé. É crer no invisível, aos olhos humanos, mas visível ao que crê, pois só se tem plena convicção das coisas que não se veem, aquele que enxerga com os olhos da fé. Isto nos faz viver uma vida além de nossas capacidades.

3. A fé está para além de nossas capacidades.
Levantar uma parede de 
20m2
 de tijolos em um mês é algo que está dentro de nossas possibilidades. Agora quando não temos recursos humanos, recursos financeiros, nem tempo para isto, construir uma parede de 
20m
se torna impossível, se torna for de nossa capacidade e fazê-la só se for da vontade e intervenção de Deus. Isto é Fé.

4. Não é louvar, cantar, pregar, ou qualquer outra coisa que fazemos que agrada a Deus. O que agrada a Deus é tudo o que fazemos pela fé. Sem fé é impossível agradar a Deus. Ou seja, Deus espera de nós, esperarmos nele para os impossíveis de nossas vidas. Tudo o que fazemos dentro da normalidade de nossas capacidades podem ser reconhecidas como atos nossos, mas quando nos desafiamos a fazer impossíveis e esperamos em Deus para executá-los, então estamos agradando a Deus.

Sua fé tem sido divulgada, por estar sendo reconhecida pelos seus próximos?

Que seja nossa oração:
Deus reconheço minha incredulidade, por isso Te peço aumenta minha fé.

Que seja nossa atitude:
Desafiarmos em coisas que ultrapassam nossas capacidades crendo que Deus quer fazer o impossível em nós e através de nós.

Rio de Janeiro, 30 de abril de 2011

Roosevelt Arantes da Silva

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Santos?!


"Paulo, apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, aos santos que estão em Éfeso..." (1.1a)

Paulo chama os cristãos de santos não porque eles eram sem defeito, pelo contrário como qualquer ser humano eles tinham atos e atitudes erradas. Contudo ele os chama de santos pelo fato de que uma vez que nos tornamos participantes da igreja de Cristo somos por ELE santificados, vivemos o processo de santificação diária.
Neste instante estou verificando, através do meu anti-vírus, se meu computador está ou não infectado. Este processo é lento. Exige observar cada arquivo de meu computador, mas é um processo necessário. Feito isto não significa que meu computador restará livre de qualquer ameaça, pelo contrário dentro em breve terei novamente que refazer este processo.
Assim como o computador precisamos pedir para Deus nos verificar, como um anti-vírus. E uma vez que alguma ameaça seja encontrada precisamos rapidamente excluir aquilo que não foi aprovado.
Entender que cada crente é um santo é um ato de fé. É um ato onde cremos que a pessoa está no processo de santificação.
Pessoalmente é um desafio.
Posso dizer que a bíblia é usada por Deus como anti-vírus. Quando a lemos estamos nos verificando. Ela aponta nossos erros, aponta uma solução cabe-nos seguir seus conselhos.

Que seja nossa oração:
Dai-me Senhor discernimento e revelação da Tua Palavra para perceber aquilo que o Senhor tem falado a mim.

Que seja nossa atitude:
Verificar nossa vida constantemente com a prática da leitura da Bíblia.

Rio de Janeiro, 15 de abril de 2011
Roosevelt Arantes

quinta-feira, 10 de março de 2011

MARCAS DEIXADAS

    Quantas pessoas passaram por nós?
    Esta noite pensei.
    Olhei uma foto e refleti:
    Este jovem passou por mim?
    Quantas pessoas foram alunos meus? O que transmiti?
    O que deixei?
    Não sei, pequei?
    Olhando a foto, de um amigo,
    que no orkut adicionei
    Não o reconheci,
    Perguntei: passou por mim?
    Se passou por mim,
    o que passei:
    Deixei?
    Não sei.
    Pessoas passam por nós todo tempo,
    O tempo todo.
    Sem querer, marcamos as vidas
    Com a atenção que demos.
    Sem querer marcamos as vidas
    Com a indiferença que temos?
    Não sei,
    mas sei que alguma marca deixamos.
    Se quiser fazer o melhor,
    Sem marcar as pessoas pelo desprezo.
    Basta viver com apresso
    O que Jesus transmitiu a mim.
    Não é o que fazemos pelas pessoas,
    Mas o tempo que investimos nelas.
    Não é o quanto fazemos pelas pessoas,
    Mas a qualidade de nossa amizade.
    Seja um minuto, ou mesmo uma hora,
    Valerá a pena,
    Ser for vivida de coração
    O tempo vivido em comunhão.
    Quantas pessoas passaram por nós?
    Não quero me arrepender.
    De ver alguém que em nada acrescentei.
    Por isto o amor de Cristo, seriamente, viverei.
    Em pessoas, meu tempo investirei.
    Marcas do tempo deixarei.
    Pelas fotos recordarei
    que algo de bom deixei.
    Rio de Janeiro, 11 de março de 2011
    Roosevelt Arantes

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

17.02.2011


Ageu 1:2-12

2  Assim fala o Senhor dos exércitos, dizendo: Este povo diz: Não veio ainda o tempo, o tempo de se edificar a casa do Senhor.

O a casa do Senhor (o templo) representa a presença de Deus. O templo representa nosso relacionamento com Ele. Nosso altar. Como está?
Quando as coisas são para Deus, quando são para o Reino de Deus, nós dizemos qua não temos tempo, dizemos deixa para depois. Agora não.

3  Veio, pois, a palavra do Senhor, por intermédio do profeta Ageu, dizendo:
4  Acaso é tempo de habitardes nas vossas casas forradas, enquanto esta casa fica desolada?

Nosso olhar geralmente é individualista e desta forma anti-cristão. Eu estou bem, dizemos, minha devocional está bem, contudo somos um corpo e como diz I Coríntios 12.26, se parte do corpo padece todos padecem.

5  Ora pois, assim diz o Senhor dos exércitos: Considerai os vossos caminhos.

Usemos a razão: Façamos uma auto-análise e perceberemos que nada somos sem Deus.

6  Tendes semeado muito, e recolhido pouco; comeis, mas não vos fartais; bebeis, mas não vos saciais; vestis-vos, mas ninguém se aquece; e o que recebe salário, recebe-o para o meter num saco furado.

Não são as coisas materiais que vão nos satisfazer. Estudar é bom, trabalhar é bom, amar é bom, mas Jesus não só é bom como é o único que pode nos completar.

7  Assim diz o Senhor dos exércitos: Considerai os vossos caminhos.
8  Subi ao monte, e trazei madeira, e edificai a casa; e dela me deleitarei, e serei glorificado, diz o Senhor.

Subir é buscar em Deus sustento espiritual, é buscar um relacionamento com o Senhor. É buscar suprimento espiritual.
Trazer madeira é sair deste momento com Deus com suprimentos suficientes para encarar os desafios da vida.
Construir o templo é preparar, separar um tempo para Deus e assim glorificá-lo.


9  Esperastes o muito, mas eis que veio a ser pouco; e esse pouco, quando o trouxestes para casa, eu o dissipei com um assopro. Por que causa? diz o Senhor dos exércitos. Por causa da minha casa, que está em ruínas, enquanto correis, cada um de vós, à sua própria casa.

Os subsídios individuais, egoístas não nos satisfazem, pois Deus os dissipa. Isto  por que se nossa comunhão com Ele não estiver ajustada nada fará sentido.

10  Por isso os céus por cima de vós retêm o orvalho, e a terra retém os seus frutos.
11  E mandei vir a seca sobre a terra, e sobre as colinas, sobre o trigo e o mosto e o azeite, e sobre tudo o que a terra produz; como também sobre os homens e os animais, e sobre todo o seu trabalho.
12  Então Zorobabel, filho de Sealtiel, e o sumo sacerdote Josué, filho de Jeozadaque, juntamente com todo o resto do povo, obedeceram a voz do Senhor seu Deus, e as palavras do profeta Ageu, como o Senhor seu Deus o tinha enviado; e temeu o povo diante do Senhor.

O medo nos faz fugir de Deus. O temor a Deus faz-nos prostrarmos diante Dele.

Que seja nossa oração:
Senhor! Ajuda-me a buscar a ter um relacionamento mais íntimo contigo, ajuda-me a ter forças para subir onde quer que seja necessário para se encontrar contigo.

Que sejam nossas atitudes:
Orar mais e buscar conhecer o Senhor através de Sua Palavra e de um relacionamento maior com Ele.
Determinar um tempo pessoal com Deus.

Frase do dia: 
"A liberdade dada por Deus nos leva ao serviço ao próximo. Qualquer coisa diferente disso é fruto da lei e não da graça de Cristo. Se fomos alcançados por esta graça servir uns aos outro é uma consequência"

Fonte: Meditações diárias de Roosevelt Arantes da Silva
Rio de Janeiro, 17 de fevereiro de 2011

sábado, 12 de fevereiro de 2011

12.02.2011


II Timóteo 1.1 "...segundo a vontade de Deus"
Afirmar que nossa vida está sendo vivida segundo a vontade de Deus não quer dizer que temos plena convicção que nossas escolhas são a vontade de Deus, mas sim que temos vivido no desejo de estar nela, inclusive crendo que nossos erros fazem parte dela como elemento pedagógico de Deus.
Não sei se todas as minhas escolhas estão de acordo com a vontade de Deus, todavia de uma coisa estou certo que é desejo de Deus que eu esteja desejoso de fazer Sua vontade, mesmo que eu erre.
O melhor de tudo não é acertarmos, pois senão viveríamos diariamente frustrados com nossos corriqueiros erros, mas sim a PAZ que sentimos ao tentar em todo tempo fazer a vontade de Deus.

Que seja nossa oração:
Senhor! Ajuda-me a buscar a Tua vontade e a compreender que nada do que eu faço pode fazer com que o Senhor me ame mais, ou me ame menos, pois simplesmente o Senhor me ama. E constrangido por este amor busco estar em Tua vontade.

Que seja nossa atitude:
Orar mais e buscar conhecer o Senhor através de Sua Palavra e de um relacionamento maior com Ele.

Frase do dia:

"A força para o ministério tem que vir da graça de Deus, caso contrário estamos completamente perdidos"

Fonte: Meditações diárias de Roosevelt Arantes da Silva
Rio de Janeiro, 12 de fevereiro de 2011

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

COISAS QUE NÃO ENTENDEMOS

Há certas coisas que não entendemos no momento que acontecem conosco. se eu fosse Abraão ouviria a voz de Deus e sairia de minha confortável terra? Se eu fosse Abraão ouviria a voz de Deus e levaria meu filho para ser sacrificado? Se eu fosse Abraão ouviria a voz de Deus ou ouviria meu coração, meus sentimentos? Há certas coisas que não entendemos no momento que acontecem conosco.

Há certas coisas que não entendemos no momento que acontecem conosco. Se eu fosse José acreditaria que meus sonhos eram de Deus vendo meus próprios irmãos me lançando num poço? Acreditaria nos sonhos como vindos de Deus olhando meus irmãos me vendendo? Acreditaria que meus sonhos eram de Deus sendo preso por uma mentira?

Há certas coisas que não entendemos no momento que acontecem conosco. Se eu fosse Jesus lançado numa cruz acreditaria que tudo está no controle de Deus?

Há certas coisas que não entendemos no momento que acontecem conosco, mas como Abraão que creio, como José que esperou e como Jesus orou eu digo: "Senhor se possível passa de mim este cálice...
...todavia não seja como eu quero, mas sim como tu queres". Amém.

Há certas coisas que não entendemos no momento que acontecem conosco, mas para todos aqueles que permaneceram confiantes no Senhor tiveram o privilégio de desfrutar de Seus livramentos, de Suas bênçãos... O melhor... DE SUA PRESENÇA.

Amém

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

APRENDENDO COM O TEMPO



Sempre queremos governar o tempo,
Queremos governar as idéias,
Queremos governas as respostas,
As perguntas e as decisões.

Sempre acho que Deus quer me ensinar a esperar
Acho que sou apressado
Acho que não espero o necessário
Creio que sou muito acelerado.

Ah se o tempo de Deus fosse nosso tempo,
Teríamos as coisas no momento que a desejássemos
Teríamos as repostas imediatas,
Até que ponto seria bom?

Temos muito o que aprender com o tempo.
Muito o que aprender através do tempo
Muito o que aprender de Deus
Ele sabe o que faz, sabe o é melhor.

Dia a dia vivendo o tempo de Deus.
Geralmente é dolorido,
Geralmente é angustiante
Contudo certo é. É o melhor para nós.

Neste caso prefiro esperar
Esperar é descansar
Esperar é confiar
Que Deus sabe o que faz.

Aprendo então com o tempo.
Que não como quero, mas como Ele quer.
Que não como desejo, mas como Ele planejou.
As coisas vão acontecer. O melhor de Deus para mim.

Senhor! Confio em Ti.

Rio de Janeiro, 31 de janeiro de 2011
Roosevelt Arantes da Silva

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

A GLÓRIA DO SENHOR, NOSSA SANTIFICAÇÃO

"Ali me encontrarei com o povo de Israel, e a minha glória fará com que esse lugar fique santo. Eu farei com que a Tenda e o altar fiquem santos e separarei Arão e os seus filhos para me servirem como sacerdotes." - Êxodo 29.43-44

Certamente a santificação nos dias de hoje tem sido um aspecto esquecido entre a maioria dos cristãos e das pregações em púlpitos cristãos.
"A santificação tem sido cada vez mais difícil de ser vivida nos dias de hoje", é o que é dito entre os membros e congregados das igrejas, principalmente entre os jovens e adolescentes. Contudo mais do que nunca precisamos da santificação em nossas igrejas, em nossas vidas.
Assim que o povo saiu do Egito, ainda caminhando no deserto, o Senhor falou a Moisés da necessidade de se construir uma tenda. Um local representativo de Sua habitação. Um lugar de Seu contato com os homens.
Ao concluir suas orientações sobre a forma de ser construída, esta tenda, após destrinchar todos os detalhes de culto e após instituir a família de Arão como sacerdotes o Senhor Deus afirma "Ali me encontrarei com o povo de Israel, e a minha glória fará com que esse lugar fique santo".
Nada. Absolutamente nada além da presença de Deus, a glória de Deus pode nos tornar santos.
No novo testamento encontramos a afirmação que a tenda, o templo do Senhor somos nós. Paulo chega a questionar "não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?" e ainda afirma que "se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; porque o santuário de Deus, que sois vós, é sagrado." 1 Coríntios 3.16-17.
Somos o santuário de Deus e nada além de Sua presença pode nos tornar santos.
Sendo assim precisamos diariamente, na verdade a cada instante, ou seja, sem cessar, buscar a presença do Senhor em nossas vidas e por isso o profeta Isaías alerta "buscai o SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto." e o profeta Jeremias transmite a Palavra de Deus dizendo "buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração."

Que seja nossa oração:
Oh Senhor vem habitar em mina vida, em meu ser. Examina minha vida. Vê se há em minha conduta algo não está de acordo com a tua vontade.
Que sejam nossas atitudes:
Buscar a presença do Senhor constantemente. Lendo a bíblia e orando. Buscando a comunhão com a igreja do Senhor. E uma vez que Deus nos apresente alguma atitude que não está de acordo com Sua vontade abandoná-la.

Fonte: Meditações de Roosevelt Arantes da Silva
Rio de Janeiro, 18 de janeiro de 2010

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

O TEMPO DE DEUS O NOSSO TEMPO

O tempo realmente é belo, repleto!
O tempo é lindo, quando bem vivido.
O tempo é difícil de ser entendido,
Mas quando cuidado pode ser projetado.

O tempo se mistura com os sonhos,
Quando fazemos deles nossa realidade.
Vivendo-se cada dia como o último,
Esperando a direção de Deus para realizá-los.

Há tempo para tudo debaixo do céu
E para aqueles que desejam fazer 
a vontade de Deus, isto é certo.

Deus nos deu um presente, uma virtude:
semelhantes a Ele sermos, sonharmos e realizarmos
 ao longo do seu, do nosso tempo, Sua vontade.

Olinda, 03 de janeiro de 2011.
Roosevelt Arantes