"Por isso, também eu, tendo ouvido da fé que há entre vós no Senhor Jesus..."
Efésios 1.15a
Certa vez, quando eu estava liderando um acampamento pela primeira vez, faltando menos de um mês para realizá-lo e não tendo ainda a garantia de cobrir sequer 50% dos custos do evento, eu ouvi alguém me dizer: "Você acha que vai cair dinheiro do céu?". Prontamente eu respondi: "Se necessário for, vai cair dinheiro do céu". Naquela mesma noite eu me acordei de madrugada em minha cama e orei: Senhor! O Senhor me colocou neste posto de liderança. O Senhor me afirmou que era para realizar este acampamento, o Senhor vai permitir que eu seja envergonhado por crer que o Senhor está neste negócio? Oh Deus, ou agir opera teu milagre ou leva-me para o céu de uma vez por todas. O acampamento aconteceu, nenhum acidente ocorreu e pela primeira vez após anos de prejuízo o acampamento deu um saldo positivo de R$ 1.499,00. Deus honra a nossa fé.
O apóstolo Paulo afirma que tem ouvido falar da fé que permeava a vida dos efésios. Tão era a fé que neles estava sendo exercida que a notícia chegou aos ouvidos de Paulo. Na carta aos hebreus nós encontramos dos versos cruciais no capítulo 11. Overso 1 e o verso 6 que dizem, respectivamente: "Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem. De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam".
Baseados nestes versos e na pergunta que faço: "Até que ponto minha fé está sendo comentada?" Podemos compreender algumas verdades bíblicas.
1. A nossa fé transborda as fronteiras de nosso ser.
Necessariamente, não temos que sair divulgado nossa fé, mas uma vez que a exercemos fica notória aos que nos rodeiam. É impossível conviver com alguém que exercite sua fé sem notar como ela depende de Deus. Uma vez que a exercemos as pessoas passam a perceber algo de diferente em nós. Nossa vida passa a contar com algo que está além da lógica humana e isto não dá para esconder.
2. A fé está para além da lógica humana.
Quando vemos nuvens escuras se concentrando em cima de nós, podemos esperar que vai chover. A probabilidade de não chover é mínima. Agora quando não se vê nuvem alguma é a probabilidade de chover que se torna mínima. Acreditar que o segundo caso pode acontecer se Deus assim quiser é Fé. É crer no invisível, aos olhos humanos, mas visível ao que crê, pois só se tem plena convicção das coisas que não se veem, aquele que enxerga com os olhos da fé. Isto nos faz viver uma vida além de nossas capacidades.
3. A fé está para além de nossas capacidades.
Levantar uma parede de
20m2
de tijolos em um mês é algo que está dentro de nossas possibilidades. Agora quando não temos recursos humanos, recursos financeiros, nem tempo para isto, construir uma parede de 20m2
se torna impossível, se torna for de nossa capacidade e fazê-la só se for da vontade e intervenção de Deus. Isto é Fé.4. Não é louvar, cantar, pregar, ou qualquer outra coisa que fazemos que agrada a Deus. O que agrada a Deus é tudo o que fazemos pela fé. Sem fé é impossível agradar a Deus. Ou seja, Deus espera de nós, esperarmos nele para os impossíveis de nossas vidas. Tudo o que fazemos dentro da normalidade de nossas capacidades podem ser reconhecidas como atos nossos, mas quando nos desafiamos a fazer impossíveis e esperamos em Deus para executá-los, então estamos agradando a Deus.
Sua fé tem sido divulgada, por estar sendo reconhecida pelos seus próximos?
Que seja nossa oração:
Deus reconheço minha incredulidade, por isso Te peço aumenta minha fé.
Que seja nossa atitude:
Desafiarmos em coisas que ultrapassam nossas capacidades crendo que Deus quer fazer o impossível em nós e através de nós.
Rio de Janeiro, 30 de abril de 2011
Roosevelt Arantes da Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário