quarta-feira, 17 de novembro de 2010

LIÇÕES NO MONTE DAS OLIVEIRAS (3): IRMÃOS! TEMOS O ESPIRITO SANTO!?

"Porque João, na verdade, batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias."
Atos 1.5

Ao observar a INERCIA em que vivem a maioria das igrejas evangélicas brasileiras (apesar de tantas atividades) exclamo e interrogo ao mesmo tempo: Irmão! temos o Espírito Santo!?
Parece que desconhecemos a presença do Espírito Santo nas igrejas hoje.
Não estou falando de conversão e selo do Espírito Santo. Estou falando de desconhecimento que impede a capacitação do Espírito Santo para que realizemos a obra do Reino de Deus.
Foi o que aconteceu com uns irmãos em Atos 19.1-7:
"1 E sucedeu que, enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo tendo atravessado as regiões mais altas, chegou a Éfeso e, achando ali alguns discípulos,
2 perguntou-lhes: Recebestes vós o Espírito Santo quando crestes? Responderam-lhe eles: Não, nem sequer ouvimos que haja Espírito Santo.
3 Tornou-lhes ele: Em que fostes batizados então? E eles disseram: No batismo de João.
4 Mas Paulo respondeu: João administrou o batismo do arrependimento, dizendo ao povo que cresse naquele que após ele havia de vir, isto é, em Jesus.
5 Quando ouviram isso, foram batizados em nome do Senhor Jesus.
6 Havendo-lhes Paulo imposto as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo, e falavam em línguas e profetizavam.
7 E eram ao todo uns doze homens."
Uma vez conhecedores da obra do Espírito Santo, estes discípulos foram capacitados e usados por Ele, falaram em outras línguas e profetizaram, ou seja, começaram a proclamar o evangelho a povos estrangeiros e de forma profética.
Como pergunta "Irmãos! temos o Espírito Santo?" precisamos refletir se não estamos desconhecendo o potencial que Jesus deixou para a igreja. É o Espírito que nos concede os dons necessários para o crescimento da igreja, em todos os sentidos. Fala-se tudo na igreja. Fala-se de preparo, treinamentos, de capacitações, congressos, acampamentos. Tudo para aperfeiçoar nossas habilidades, todavia pouco se fala da terceira pessoa da trindade. Precisamos conhecer mais sobre o Espírito de Deus. Este que substituiu a presença de Jesus aqui na terra.
Como exclamação "Irmãos! temos o Espírito!" precisamos entender que devemos depender dele, ou seja, buscá-lo. No dia de pentecostes tivemos uma excelente demonstração da manifestação do Espírito Santo, contudo tudo isto foi fruto de dias de oração e comunhão pelos quais a igreja primitiva passou. Não podemos continuar a realizar as atividades da igreja planejando, discutindo e só depois de tudo estar "resolvido" APRESENTARMOS A DEUS. Wesley Duewel, em seu livro "Em Chamas para Deus" clama dizendo:
"Não planeje e depois peça a Deus para abençoar o seu plano. Receba os planos de Deus. Não se preocupe e peça a Deus para abençoar seus preparativos. Peça primeiro que Deus o prepare. Peça primeiro que Deus o guie - não em uma oração de dez segundos, mas tome tempo para buscar a face de Deus. A seguir peça a Deus que unja e capacite você enquanto ministra no Seu nome".

Irmãos! Temos o Espírito Santo!

Que seja nossa oração:
Oh Deus! Ensina-me e capacita-me com o teu Espírito. Oh Deus! Enche-me com o teu poder.

Que seja nossa atitude:
Buscar um relacionamento maior com Deus através da oração, bem como buscar conhecer mais sobre o Espírito Santo através do estudo da Palavra.

Fonte: Meditações de Roosevelt Arantes da Silva
Rio de Janeiro, 17 de novembro de 2010

Nenhum comentário: