quinta-feira, 8 de maio de 2008

Minha Vocação

“Mas em nada tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira, e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus.”

(Atos 20 : 24)

Em meados de 1988, aos quatro anos de idade e morando no bairro de Maranguape II, em Paulista-PE, tive minha primeira consciência de pecado. Ao lado de minha mãe, Rejane Maria Arantes da Silva, e de minha irmã, Jacqueline Arantes da Silva, na mesa em que realizávamos o culto doméstico, decidi confessar meus pecados e deixar Cristo habitar em mim. Nesta época freqüentávamos a Igreja Batista de Maranguape II. De lá para cá creio que Deus sempre esteve me direcionando em Sua vontade.

Em junho de 1996 passamos a freqüentar a 1ª Igreja Batista da Vila Cohab Rio Doce, em Olinda-PE. Nesta igreja, dirigida pelo pastor Nilson dos Santos, aprendi a buscar conhecer Deus e sua Palavra não apenas de ouvir falar. Aprendi a ler a Bíblia profeticamente e parabolicamente e a ter uma comunhão íntima com Deus através da oração. Foi então que em 17 de Novembro de 1996 fui batizado.

Aluno da Escola Bíblica Dominical, participante dos cultos de oração e de outras atividades da igreja, sempre ouvi de nosso pastor que cada crente tem um ministério, além disso que quando Jesus Cristo disse: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-m;” (Mateus 16 : 24), cada um de nós deveria estar pronto para morrer, morrer por Cristo. Essa palavra sempre falou e fala muito ao meu coração.

Foi então que no dia 03 de Setembro de 2002, quando comemorávamos 25 anos de ministério de nosso pastor em nossa igreja, e na ocasião pregava o Pr. Baruck, da 1ª Igreja Batista de Carpina-PE sobre a responsabilidade do ministério pastoral, decidi consagrar minha vida a Deus para que Ele me usasse da forma que quisesse.

Tudo me levava a crer que o Senhor me queria no ministério pastoral. Primeiro Ele me concedeu a graça de ser professor da EBD, de 2005 até hoje. Essa classe tem sido um treinamento para o ministério. Comecei essa classe com dois alunos e em três anos temos, no 2º período da escola de nossa igreja (o menos freqüentado), cinqüenta e três alunos. Hoje não tenho medo de dizer que não sou apenas professor, sou um pastor de cada aluno meu, pois além das aulas estamos sempre juntos, nas alegrias e nos sofrimentos. Tudo isso foi chamando a atenção de membros da igreja que sempre me diziam: “por que não vás para o seminário?”, ao que respondia: quando Deus me confirmar, irei.

Deus estava agindo de forma extraordinária, pois a qualquer lugar que fosse pessoas chegavam para mim e de uma forma interessante me conduziam à reflexão sobre a possibilidade de ir ao seminário. O chamado tinha, mas sempre esperava a confirmação de Deus quanto ao momento certo para ir ao seminário.

Neste ano de 2007, fiz um Curso de Liderança de Jovens e Adolescentes, promovida pela coordenadoria de Desenvolvimento Cristão da Convenção Batista de Pernambuco. Lá, não diferente de outros lugares em que freqüentava, irmãos, professores e pastores me questionavam quanto ao meu chamado. Em certo módulo o professor Demetrius Gomes Correia, seminarista do Seminário Teológico do Norte e ministro de evangelismo e missões da Igreja Batista de Iputinga-PE, que não me conhecia, ao término de sua primeira aula chegou para mim e perguntou: “quando te verei no seminário?”. Fiquei muito espantado. Daí por diante meu coração começou a ficar confuso, agitado e sem saber o que fazer, foi quando decidi no dia 18 de Outubro, realizar quarenta dias de oração específica para obter a resposta de Deus.

No segundo dia de oração estando eu na biblioteca da escola em que leciono, juntamente com o coordenador, Silon Menezes e a bibliotecária Naara Souza Santos, esta fez a seguinte pergunta: “Existe curso para líderes rebeldes?”, pensei que ela estava falando de mais um líder que a decepcionou, visto que ela já foi por muitos anos membro de uma igreja, mas não, ela disse e olhou para mim, pois sabia da minha dúvida quanto ao chamado.

No sétimo dia fui à minha igreja e ao chegar lá o irmão Luis Carlos me chamou e disse: “Desde que cheguei na igreja que eu estou te observando e acho que estás perdendo tempo. Você já deveria esta no seminário”.

No nono dia foi o dia da formatura do Curso de Liderança de Jovens e Adolescentes, na capela do Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil. Preguei naquela noite sobre o texto de 1ª Pedro 2.9, com o tema “Faça o que eu fiz”, baseado na pergunta que fiz ao Senhor sobre o que deveria dizer para que os formandos fizessem. Ao término da formatura veio ao meu encontro o Pr. Sidnei, hoje aposentado da Igreja Batista de Areias, e sua esposa, a Profª Iraci Leite, atual 2ª vice-presidente da Convenção Batista de Pernambuco, e o pastor me disse: “Um dia meu pastor chegou para mim e me perguntou se não estava na hora de entrar seminário.” E acrescentou: “Quando você estava pregando senti vontade de lhe dizer isso e minha esposa também”. Já a irmã Iraci me falou: “Quando você estava pregando senti que você tinha um chamado específico”. Para terminar, ele ainda me advertiu: “Não fuja do seu chamado, pois as conseqüências podem ser trágicas”.

Passados trinta e seis dias, sem contudo obter uma resposta concreta, meu coração ficou mais ainda angustiado, foi quando no dia 23 de Novembro me acordei às 3 horas e 50 minutos para orar e após a oração senti o grande desejo de entrar no site do Seminário do Norte, mas como não sabia o site fui para o da Convenção Brasileira e li sobre o concurso de bolsa integral, me inscrevi na hora entendendo que essa era a resposta definitiva do Senhor.

Agora, como se encontra no meu projeto de vida, elaborado em março de 2004, pretendo fazer o curso de Bacharel em Teologia para servir melhor e exclusivamente a Deus, tornar-me pastor de uma Igreja Batista, e, se possível for, trabalhar em órgãos de nossa Convenção visando a conservação da sã doutrina.

Nunca tive dúvidas quanto ao meu chamado, só não sabia o tempo certo. Agora sei que chegou a hora. Moro em Recife, tenho a comodidade do Seminário do Norte em minha cidade (Região metropolitana de Recife), mas por não querer ser apenas um teólogo e sim um pastor, decido deixar meu emprego, onde ganho cerca de três salários e meio, deixar minha residência, tudo o que me prende a Recife para estar no centro da vontade de Deus, pois tenho certeza que é o melhor lugar.

Roosevelt Arantes da Silva

Olinda , 19 de dezembro de 2007

3 comentários:

Nanda disse...

Tito, você é uma bênção! Que o Senhor continue a guiar seus passos.
Abs!

Alessandra disse...

Oi Tito,sempre que te via pregando sabia que Deus queria algo muito grande para ti. Agora posso te chama de meu pastor. Que Deus continue te usando. Fique na paz querido!
Alessandra Andrade - Olinda-PE

Unknown disse...

Amado Tito,
Alegramo-nos por ter feito parte do seu crescimento cristão, quando conselheiros da União de Adolescentes da Pibcord.
Almejamos vê-lo alcançar todos os seus alvos que propôs para a sua vida, ainda adolescente.
O Deus de ontem é o Deus de hoje, que não falhará.
Portanto, não temas, crê somente!
Naildete Ximenes e Gilson Batinga
(Conselheiros/Unard/1998)