segunda-feira, 19 de maio de 2008

Não Temas, Crê Somente (3): A Fonte de Nossa Esperança


"Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça”. Isaías 41.13

Há uns quinze dias atrás estava passando dentro de um super mercado e um som de uma música chamou muito a minha atenção. Era o som da música-tema do filme “O Guarda-Costas” sendo interpretada pela própria autora Whitney Houston. Fiquei estático na frente da Tv que estava projetando o DVD com a música. Ao mesmo tempo em que estava perplexo com a beleza da voz da cantora, estava perplexo em lembrar que toda aquela beleza estava mascarando uma vida totalmente destruída pelas drogas, uma vida sem Esperança. Após quinze anos casada com o Sr. Bobby Brown, ela se encontra em um divórcio um tanto conturbado que culminou com um escândalo da dependência química de ambos. Sem falar das acusações partindo de Bobby afirmando que Whitney foi a responsável por ele ter se viciado em cocaína.

Como se não bastasse em meio a tantas turbulências a própria filha de Whitney Houston foi acusada de tentar matá-la: “Bobbi Kristina, 15 anos, filha de Whitney Houston e Bobby Brown, teria atacado a mãe com uma faca durante uma discussão, publicou o tablóide National Enquirer. De acordo com um membro da família, Ann Davis, Bobbi não quer mais viver com a mãe e por isso teria tentado matá-la”. É a manchete da revista on-line Gente & TV nesta última segunda, dia 05 de maio.

Então fiquei pensando Whitney Houston tinha “tudo” o que muitos sonham. Dinheiro, fama, até conhecimento do evangelho ela tinha, mas só não tinha o principal: Jesus Cristo. E assim como ela a tantos ao nosso redor que pensam que por possuir bens ou fama “têm tudo”, e está bem. Porém não têm o controle de sua vida e estão aprisionados e sem Esperança.

Pensando em tua vida eu quero que reflita na seguinte questão: O que Deus é para você?

Tenho certeza que para muitos, Deus não passa de um objeto de realizações. Para outros Deus não passa de um gênio da lâmpada.

O que Deus tem sido para você?

Qual é o teu nível de relacionamento com Ele?

Quero destacar três razões para que a declaração de Jesus: “Não temas, crê somente” (Marcos 5.36b) seja fonte de nossa esperança.

Em Isaías 41.8-14 vemos a seguinte palavra de Deus para nós:

8. Porém tu, ó Israel, servo meu, tu Jacó, a quem elegi descendência de Abraão, meu amigo;

9. Tu a quem tomei desde os fins da terra, e te chamei dentre os seus mais excelentes, e te disse: Tu és o meu servo, a ti escolhi e nunca te rejeitei.

10. Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça.

11. Eis que, envergonhados e confundidos serão todos os que se indignaram contra ti; tornar-se-ão em nada, e os que contenderem contigo, perecerão.

12. Buscá-los-ás, porém não os acharás; os que pelejarem contigo, tornar-se-ão em nada, e como coisa que não é nada, os que guerrearem contigo.

13. Porque eu, o SENHOR teu Deus, te tomo pela tua mão direita; e te digo: Não temas, eu te ajudo.

14. Não temas, tu verme de Jacó, povozinho de Israel; eu te ajudo, diz o SENHOR, e o teu redentor é o Santo de Israel.

1. Não temas, crê somente é a fonte de nossa esperança, porque representa a presença de Deus em nós “Não temas, porque eu sou contigo” (Isaías 41.10).

A presença do Senhor conosco representa PROVISÃO.

Provisão é a providência do Senhor a nosso favor.

Isso me faz lembrar de que quando povo de Israel saiu da terra do Egito. Eles tinham a provisão visível de Deus. De dia uma nuvem os acompanhava, protegendo-os do calor do sol no deserto. De noite uma coluna de fogo iluminava-os e aquecia-os. Como se isso não bastasse, Deus providenciou água, onde não tinha; comida, onde faltava; de modo eles não precisariam reclamar de nada. Mas o que era Deus para eles? Seu Deus? E para mim? E para você?

A presença de Deus é tão fundamental que em um determinado momento dessa caminhada no deserto, Moisés recebe a ordem de Deus para avançar, mas ele queria saber quem iria com ele. E o Senhor lhe diz: “E enviarei um anjo adiante de ti” (Êx 33.2a). Porém Moisés insistiu para que Deus fosse com ele, pois sem Deus ele não sairia dali.

Quantas vezes pedimos a companhia de Deus para os lugares que vamos?

2. Não temas, crê somente é a fonte de nossa esperança, porque representa a redenção de Cristo “Não temas... diz o SENHOR, e o teu redentor é o Santo de Israel” (Isaías 41.14).

Jó expressa bem essa Esperança da redenção em meio a tantos problemas que enfrentava.

23. Quem me dera agora, que as minhas palavras fossem escritas! Quem me dera, fossem gravadas num livro!

24. E que, com pena de ferro, e com chumbo, para sempre fossem esculpidas na rocha.

25. Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra.

26. E depois de consumida a minha pele, contudo ainda em minha carne verei a Deus,

27. Vê-lo-ei, por mim mesmo, e os meus olhos, e não outros o contemplarão; e por isso os meus rins se consomem no meu interior.

Jó 19.23-27

A redenção representa a SALVAÇÂO.

23. Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;

24. Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus.

Salvação que nos foi oferecida mediante o amor de Deus que é incondicional. “Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.” (Rm 5.8). Além de incondicional foi uma entrega espontânea “Ninguém ma tira de mim, mas eu espontaneamente a dou; tenho poder para a dar, e poder para tornar a tomá-la. Este mandamento recebi de meu Pai.” (João 14.18).

O que é Deus para você?

3. Não temas, crê somente é a fonte de nossa esperança, porque representa que Deus é o nosso Deus “Não temas, (...) porque eu sou teu Deus;” (Isaías 41.10).

O que significa Deus ser o nosso Deus?

3.1 Significa Vida. “E disse-me mais: Está cumprido. Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim. A quem quer que tiver sede, de graça lhe darei da fonte da água da vida.” (Apocalipse 21.6).

Sem Ele nada somos, sem Ele estamos mortos, por isso Jesus nos diz: “Eu Sou a ressurreição e A VIDA, quem crê em mim ainda que esteja morto viverá. E todo que VIVE e crê em mim não morrerá eternamente. Crês nisto?” (João 11.25-26).

Essa é a razão de termos Esperança.

3.2 Significa Paternidade. “Quem vencer, herdará todas as coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho.” (Apocalipse 21.7).

Sem Deus somos órfãos, por isso João escreve: “Mas a todos quantos o receberem, aos que crêem em seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus” (João 1.12).

Ser filho nos dá Esperança.

O que Deus é para você?

Na realidade a pergunta deveria ser: Quem é Deus para você? Porque Deus não é um objeto, mas sim uma pessoa. Pessoa que deseja se relacionar com você.

Como está sua Esperança?

Deus pode de renovar a Esperança, pois ele mesmo disse: “Não temas, crê somente” (Marcos 5.36b)

Por isso...

Não Temas, Crê Somente.

Amém.

Mensagem pregada pelo sem. Roosevelt Arantes, no dia 18 de maio de 2008 (culto pela manhã), na Primeira Igreja Batista em IV Centenário, Jacarepaguá – RJ.

Um comentário:

danyella disse...

Tenho meditado muito nesses versiculos e no livro do profeta isaias.Tive hoje um dia dificil e encontrei a resposta d DEUS nesse artigo!Louvo a DEUS por sua vida e oro pra que ele continue a te usar como instrumento nas maos dEle!

Daniella