segunda-feira, 1 de novembro de 2010

LIÇÕES NO MONTE DAS OLIVEIRAS (1): NOSSOS ÚLTIMOS 40 DIAS

"aos quais também, depois de haver padecido, se apresentou vivo, com muitas provas infalíveis, aparecendo-lhes por espaço de quarenta dias, e lhes falando das coisas concernentes ao reino de Deus."

Atos 1.3

Se você soubesse que teria apenas mais quarenta dias de vida o que você faria? Certamente muitas coisas passaram por sua cabeça. Mas quais seriam os assuntos que estariam presentes em suas conversas? Duvido que você gastaria tempo com coisas que, para você, não fossem importante. Por mais que você passasse seus últimos quarenta dias contando piadas, as contaria por ser importante para você.

Após a ressurreição Jesus passou quarenta dias com os discípulos antes de ir para o céu. As conversas de Jesus giravam em torno daquilo que para Ele era mais importante. Em torno daquilo que era fundamental. Lucas afirma que Jesus falava "das coisas concernentes a reino de Deus".

Creio que a preocupação e ênfase de Jesus neste tema tem algo a nos ensinar. Jesus considera o conhecimento sobre o reino de Deus algo de profunda importância.

O que sabemos acerca do reino de Deus? Será que este também é um tema central para as nossas vidas?

Oramos repetidamente: "Venha o teu reino e seja feita a tua vontade", contudo estamos longe daquilo que é o tema central de Cristo: o reino de Deus.

Ao analisarmos as escrituras percebemos que os judeus não entenderam o reino de Deus, que os discípulos tiveram dificuldades em entender. E nós, que importância temos dado a este assunto?

Já no Antigo Testamento o Senhor, por meio de Oséias, declarou que Seu "povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento" (Oséias 4.6). No Novo Testamento o próprio Cristo respondeu aos religiosos acerca de coisas concernentes ao reino de Deus que eles estavam errando " não compreendendo as Escrituras nem o poder de Deus" (Mateus 22.29).

Qual tem sido o foco de nossas conversas? O foco de nossas vidas?

Que seja nossa oração:

Deus revela-me tua vontade, tuas verdades acerca do teu reino! Amém.

Que seja nossa atitude:

Buscar uma intimidade maior com Deus. Intimidade que possibilite ao Senhor revelar-me seus segredos, sua vontade, sua aliança: "A intimidade do SENHOR é para os que o temem, aos quais ele dará a conhecer a sua aliança". (Salmo 25.14). Através da oração e do estudo da Bíblia.

Fonte: Meditações de Roosevelt Arantes da Silva

Rio de Janeiro, 02 de novembro de 2010

Nenhum comentário: