quinta-feira, 8 de maio de 2008

Não Temas: Crê Somente

Porque eu, o SENHOR teu Deus, te tomo pela tua mão direita; e te digo: Não temas, eu te ajudo”. Isaías 41.13

Desde quarta-feira (23/04/2008), quando soube que minha irmã em Cristo Jeyzianne Alexandrino estava internada na UTI me esforcei em levantar um clamor a Deus em seu favor. Mobilizei seminaristas, radicais, missionário. Comuniquei-me com pessoas de Pernambuco, da Paraíba. Até um pastor que esteve no meu quarto entrou em contato com a responsável do “Despertar Débora” no estado do Espírito Santo. Não estava dormindo bem, o tempo todo estava acordando para orar por Anne.

Sábado (26/04/2008) à tarde já não agüentava mais tanto sofrimento. Então mais uma vez me ajoelhei e foi nesse instante que o Senhor falou ao meu coração através do texto bíblico que será a base da minha mensagem.

Nesse mesmo sábado, quando estava indo ao supermercado passei por uma Kombi onde estava escrito: “Aquele que se ajoelha diante de Deus nunca se prostra diante das dificuldades”. Frase essa que me inspirou também para essa mensagem.

Marcos 5.21-24, 35-42.

21 E, passando Jesus outra vez num barco para o outro lado, ajuntou-se a ele uma grande multidão; e ele estava junto do mar.

22 E eis que chegou um dos principais da sinagoga, por nome Jairo, e, vendo-o, prostrou-se aos seus pés,

23 E rogava-lhe muito, dizendo: Minha filha está à morte; rogo-te que venhas e lhe imponhas as mãos, para que sare, e viva.

24 Jesus foi com ele, (...)

35 Estando ele ainda falando, chegaram alguns do principal da sinagoga, a quem disseram: A tua filha está morta; para que enfadas mais o Mestre?

36 E Jesus, tendo ouvido estas palavras, disse ao principal da sinagoga: NÃO TEMAS, CRÊ SOMENTE.

37 E não permitiu que alguém o seguisse, a não ser Pedro, Tiago, e João, irmão de Tiago.

38 E, tendo chegado à casa do principal da sinagoga, viu o alvoroço, e os que choravam muito e pranteavam.

39 E, entrando, disse-lhes: Por que vos alvoroçais e chorais? A menina não está morta, mas dorme.

40 E riam-se dele; porém ele, tendo-os feito sair, tomou consigo o pai e a mãe da menina, e os que com ele estavam, e entrou onde a menina estava deitada.

41 E, tomando a mão da menina, disse-lhe: Talita cumi; que, traduzido, é: Menina, a ti te digo, levanta-te.

42 E logo a menina se levantou, e andava, pois já tinha doze anos; e assombraram-se com grande espanto.

CARACTERÍSTICAS DA SITUAÇÃO

Estamos observando a vida de um homem chamado Jairo, um dos chefes da sinagoga, que tinha uma única filha de doze anos que estava muito doente e o texto até diz que ela estava à morte.

Ele foi ao encontro de Jesus e Jesus se encontrava rodeado de uma grande multidão. A multidão não foi um impedimento para que Jairo chegasse ao seu objetivo: falar com Cristo.

Jairo viu em Cristo uma Esperança. Na realidade Jesus Cristo é a única Esperança. Muitos procuram tantas saídas para seus problemas, tantas soluções. A Bíblia não nos fornece essa informação, contudo talvez Jairo tenha procurado várias pessoas, mas nenhuma pode ajudá-lo de modo satisfatório. Sem mais opção ele procurou Jesus.

Jesus foi com ele”. (V-24)

Jesus oi com Jairo. Jesus poderia ter falado dali mesmo e ter curado sua filha. Jesus poderia ter mandado um discípulo ir até a casa de Jairo e ter curado a menina, afinal Jesus tinha uma grande multidão ao seu redor para atender. Mas não, Jesus foi com ele, porque mesmo com a multidão Jesus nos atende em particular. Ele se importa com meu problema individual. Ele se importa comigo. Ele se importa contigo.

Essa verdade importantíssima do texto me faz lembrar da bela história “Pegadas na Areia”:

“Uma noite eu tive um sonho...

Sonhei que estava andando na praia com o Senhor e através do céu, passavam cenas da minha vida.

Para cada cena que passava, percebi que eram deixados dois pares de pegadas na areia: um era meu e o outro era do Senhor.

Quando a última cena passou diante de nós, olhei para trás, para as pegadas na areia e notei que muitas vezes, no caminho da minha vida, havia apenas um par de pegadas na areia.

Notei também que isso aconteceu nos momentos mais difíceis e angustiosos do meu viver. Isso me aborreceu deveras e perguntei então ao Senhor:

- Senhor, Tu me disseste que, uma vez que resolvi te seguir, Tu andarias sempre comigo, em todo o caminho. Contudo, notei que durante as maiores atribulações do meu viver, havia apenas um par de pegadas na areia. Não compreendo porque nas horas em que eu mais necessitava de Ti, Tu me deixaste sozinho.

O Senhor me respondeu:

- Meu querido filho. Jamais eu te deixaria nas horas de provas e de sofrimento. Quando viste, na areia, apenas um par de pegadas, eram as minhas. Foi exatamente aí que eu te carreguei nos braços.”

Quero deixar claro que como cristãos não estamos livres das tribulações, das angústias, quero cada um saiba que todos passamos por provas, porém é muito melhor passá-las nos braços de Cristo Jesus.

“Estando ele ainda falando, chegaram alguns do principal da sinagoga, a quem disseram: A tua filha está morta; para que enfadas mais o Mestre?”. (V-35)

Notícias terrenas tentarão nos desviar da dependência de Cristo. Amigos, vizinhos, parentes, muitas vozes surgirão o tempo todo para nos confundir e nos impedir de chegarmos até cristo com nossas angústias e petições.

Mas Jesus nos diz:

“NÃO TEMAS, CRÊ SOMENTE”. (V-36)

Por mais que seja difícil...

...Não Temas: Crê somente.

Por mais que queiram nos desanimar...

...Não Temas: Crê somente.

A Bíblia contém 365 vezes a frase “Não Temas”, para que cada dias não nos esqueçamos de que com Cristo não devemos temer absolutamente nada.

Será que Jairo creu?

“Dizendo-lhes ele estas coisas, eis que chegou um chefe, e o adorou, dizendo: Minha filha faleceu agora mesmo; mas vem, impõe-lhe a tua mão, e ela viverá”. Mateus 9.18.

Mateus nos apresenta um outro momento, o momento em que já sabendo que sua filha estava morta ele pede que Cristo imponha sua mão para a cura de sua filha. Mesmo antes de Jesus curá-la Jairo se chega a Jesus crendo que poderia operar esse milagre.

Crer em Deus enquanto tudo está favorável é fácil. Jairo creu antes de CRISTO operar o milagre.

Com essa palavra que veio ao meu coração enquanto orava fiquei em PAZ. Acreditando que independentemente do que poderia vir acontecer com Anne eu deveria lembrar-me da palavra de Jesus: Não Temas: Crê somente.

O que importava não era se a filha de Jairo estava viva ou morta. Não Temas: Crê somente.

Esta afirmação me fez lembrar da história do hino 398 do Cantor Cristão “Sou Feliz”

Este hino foi escrito Horatio G.Spafford . Um advogado de Chicago.

Você deve estar pensando que para escrever um hino com o título de “Sou feliz”, o autor deveria ser um homem muito rico e estava passando por um momento maravilhoso e com tudo dando certo em sua vida, mas esta frase: “se dor a mais forte sofrer... Sou feliz com Jesus” Mostra algo totalmente diferente.

Eis a verdadeira história:

Horatio Gates Spafford (1828-1888). Nasceu no dia 20 de outubro de 1828, em Lansingburgh, Rensselaer County, Nova York, EUA.

Horatio, ainda muito jovem, mudou-se para Chicago onde começou a trabalhar como advogado.

Em 1861, casou-se com uma jovem chamada Anna Tuben Larssen.

Em 1870, Horatio e Anna Spafford já tinham um filho (chamado Horatio) e 3 filhas (chamadas Annie, Maggie e Bessie)

Mais tarde teria outra filha chamada Tanetta.

Neste mesmo ano, 1870, seu filho de apenas quatro anos, morreu em conseqüência de uma febre muito forte e a família Spafford sofreu seu primeiro impacto. No dia 9 de outubro de 1871 aconteceu um dos maiores incêndios da história dos EUA. Este incêndio matou cerca de 250 pessoas e deixando quase 90.000 pessoas desabrigadas. Horatio teve uma grande perda financeira por causa do incêndio que destruiu cerca de um terço da cidade, mesmo assim, ele e sua esposa trabalharam intensamente durante dois anos ajudando as vítimas a reestruturarem suas vidas.

Horatio era amigo do grande evangelista Dwight L. Moody, que também morava em Chicago e em 1873 Horatio e sua esposa decidiram ir até a Europa, onde iriam encontrar o Dwight L. Moody em uma de suas cruzadas evangelísticas. Planejavam também visitar a Europa Continental. Toda família viajou para Nova York para então pegar o navio. Mas um compromisso no último momento o impediu de viajar. Então ele enviou sua esposa e suas quatro filhas na frente, no navio S.S. Ville du Havre. Ele iria encontrá-las assim que pudesse. Então no final de novembro de 1873 o navio partiu para a Europa com Anna, as quatro filhas do casal e mais aproximadamente 310 passageiros. E Horatio voltou para Chicago. Então aconteceu uma tragédia... Na madrugada do dia 22 de novembro de 1873, no Atlântico Norte, o navio em que a família do Horatio estava, se chocou com um outro navio inglês e afundou em apenas 12 minutos. 226 pessoas morreram nesse naufrágio incluindo as quatro filhas de Horatio. Somente 90 pessoas sobreviveram, entre ela, Anna Spafford. Logo que chegou a um lugar seguro, após ter sido resgatada, Anna enviou um bilhete, no dia um de dezembro de 1873, para seu marido com uma triste mensagem “salva, porém só”. Imediatamente Horatio pegou um navio e foi ao encontro de sua esposa... Em um momento de sua viagem, Spafford foi avisado que estava passando perto do local onde suas filhas haviam morrido no acidente, e se sentiu profundamente comovido...

... Ele então voltou para sua cabine e começou a escrever: “Se paz a mais doce me deres gozar/ Se dor a mais forte sofrer/ Oh seja o que for, Tu me fazes saber/ Que feliz com Jesus sempre sou”.

Este belo hino foi escrito em um momento de muita dor. Mas ao mesmo tempo em um momento em que ele pôde sentir o conforto da paz que está acima de todo o entendimento humano, que só Cristo pode dar.

Independentemente de qualquer coisa: Não Temas: Crê somente.

Em João 14.27 Jesus nos diz: Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize”.

Repito em afirmar que em nossa vida não estamos imunes do sofrimento, no entanto digo que é muito melhor passá-lo nos braços de Cristo que nos diz: Não Temas: Crê somente.

Amém.

Um comentário:

Unknown disse...

É sempre bom ter pessoas dispostas a fazer diferença usando um veículo como este e mais ainda compartilhar as mensagens de vindas de Deus para o coração daqueles que precisam Dele e também dos que precisam se fortalecer na Fé.Deus te use,tito!!!Um abraço!!!Fabiana