domingo, 11 de maio de 2008

Não Temas, Crê Somente (2): As Implicações

"Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça”. Isaías 41.10

Há quinze dias atrás, dia 27 de abril de 2008, preguei na Primeira Igreja Batista em IV Centenário uma mensagem com o tema inspirado no consolo que Deus me deu quanto à situação em que minha irmã em Cristo Jeyzianne Alexandrino passava. (Fato que se encontra publicado na mensagem “Não Temas, Crê Somente”).

Hoje trago ao conhecimento de todos que no dia 28 de abril aprouve ao Senhor convocá-la para está com Ele.

Inspirado na conversa que tive com o irmão João Alexandrino (pai de Jeyzianne), ontem à noite, torno a esse tema da seguinte maneira: Não Temas, Crê Somente: As implicações.

1. HAVIA um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; e era este homem íntegro, reto e temente a Deus e desviava-se do mal.

2. E nasceram-lhe sete filhos e três filhas.

3. E o seu gado era de sete mil ovelhas, três mil camelos, quinhentas juntas de bois e quinhentas jumentas; eram também muitíssimos os servos a seu serviço, de maneira que este homem era maior do que todos os do oriente.

4. E iam seus filhos à casa uns dos outros e faziam banquetes cada um por sua vez; e mandavam convidar as suas três irmãs a comerem e beberem com eles.

5. Sucedia, pois, que, decorrido o turno de dias de seus banquetes, enviava Jó, e os santificava, e se levantava de madrugada, e oferecia holocaustos segundo o número de todos eles; porque dizia Jó: Talvez pecaram meus filhos, e amaldiçoaram a Deus no seu coração. Assim fazia Jó continuamente.

13. E sucedeu um dia, em que seus filhos e suas filhas comiam, e bebiam vinho, na casa de seu irmão primogênito,

14. Que veio um mensageiro a Jó, e lhe disse: Os bois lavravam, e as jumentas pastavam junto a eles;

15. E deram sobre eles os sabeus, e os tomaram, e aos servos feriram ao fio da espada; e só eu escapei para trazer-te a nova.

16. Estando este ainda falando, veio outro e disse: Fogo de Deus caiu do céu, e queimou as ovelhas e os servos, e os consumiu, e só eu escapei para trazer-te a nova.

17. Estando ainda este falando, veio outro, e disse: Ordenando os caldeus três tropas, deram sobre os camelos, e os tomaram, e aos servos feriram ao fio da espada; e só eu escapei para trazer-te a nova.

18. Estando ainda este falando, veio outro, e disse: Estando teus filhos e tuas filhas comendo e bebendo vinho, em casa de seu irmão primogênito,

19. Eis que um grande vento sobreveio dalém do deserto, e deu nos quatro cantos da casa, que caiu sobre os jovens, e morreram; e só eu escapei para trazer-te a nova.

20. Então Jó se levantou, e rasgou o seu manto, e rapou a sua cabeça, e se lançou em terra, e adorou.

21. E disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o SENHOR o deu, e o SENHOR o tomou: bendito seja o nome do SENHOR.

22. Em tudo isto Jó não pecou, nem atribuiu a Deus falta alguma.

Jó 1.1-5,13-22

Quem era Jó?

Homem:

· Integro: Perfeito, incorruptível.(1.1)

· Reto: Direito, sem curvas ou desvios, honesto. (1.1)

· Temente a Deus. (1.1)

· Sacerdote. (1.5)

· Perseverante. (1.5)

Certamente Jó, nos dias de hoje, seria o típico “homem segundo o coração de Deus” (apesar de na Bíblia o único que ganhou essa nomenclatura tenha sido muito diferente de Jó), talvez o membro que toda igreja e pastor gostaria ter.

Podemos até imaginar e questionar. Por que um homem tão “perfeito” teve que passar tudo isso que ele passou? Em um único dia perdeu bois, jumentas e servos; ovelhas e servos; camelos e servos; filhos e filhas.

São muitos os questionamentos que passam por nossa cabeça, mas todos eles devem ser feitos a Deus, afinal como já disse o Pr. Vitor Manuel (Pr. da PIB de Copacabana), “Os questionamentos de filho não agride ao Pai. O que agride o Pai são os questionamentos de incrédulos”.

O porque de tudo isso não será tratado nessa mensagem, mas baseado na história de Jó e na história vivida por Jeyzianne, quero apresentar TRÊS IMPLICAÇÕES PARA QUEM NÃO TEME, CRÊ SOMENTE.

Não Temas, Crê Somente implica em...

1º...Confiar em Deus a todo custo.

“E disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o SENHOR o deu, e o SENHOR o tomou: bendito seja o nome do SENHOR”. – Jó 1.21

Confiar em Deus a todo custo não significa viver uma vida irresponsável ou até mesmo desleixada.

É descansar a acreditar que por mais difícil que esteja o Senhor está no controle.

O salmista entendeu bem essa verdade e nos ensina transmite ao dizerEntrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele o fará” (Sl 37.5).

Em 1ª Reis 17.10-13 podemos ver um exemplo de confiança em Deus.

10. Então ele se levantou, e foi a Sarepta; e, chegando à porta da cidade, eis que estava ali uma mulher viúva apanhando lenha; e ele a chamou, e lhe disse: Traze-me, peço-te, num vaso um pouco de água que beba.

11. E, indo ela a trazê-la, ele a chamou e lhe disse: Traze-me agora também um bocado de pão na tua mão.

12. Porém ela disse: Vive o SENHOR teu Deus, que nem um bolo tenho, senão somente um punhado de farinha numa panela, e um pouco de azeite numa botija; e vês aqui apanhei dois cavacos, e vou prepará-lo para mim e para o meu filho, para que o comamos, e morramos.

13. E Elias lhe disse: Não temas; vai, faze conforme à tua palavra; porém faze dele primeiro para mim um bolo pequeno, e traze-mo aqui; depois farás para ti e para teu filho.

A viúva de Sarepta se encontrava em um momento de extrema dificuldade e o profeta Elias a deixa em uma situação em que ela teria ou não que confiar na palavra do homem de Deus.

O profeta diz: “E Elias lhe disse: Não temas; vai, faze conforme à tua palavra; porém faze dele primeiro para mim um bolo pequeno, e traze-mo aqui; depois farás para ti e para teu filho”.

Abrindo mão daquilo que seria o último alimento seu e de seu filho, a viúva confia em Deus e o resultado de sua atitude está registrado nesse mesmo capítulo.

Confiar em Deus a todo custo foi bem descrito por Jedil Braga, que fez uma homenagem a Jeyzianne, ao dizer: “Quando pedimos um milagre, queremos a cura, mas Wilton se expressou bem ao dizer em sua oração: ‘Obrigado porque fizeste um milagre em Anne, o milagre de morar contigo’”.

Não Temas, Crê Somente implica em...

2º...Testemunhar em tempos difíceis.

23. Quem me dera agora, que as minhas palavras fossem escritas! Quem me dera, fossem gravadas num livro!

24. E que, com pena de ferro, e com chumbo, para sempre fossem esculpidas na rocha.

25. Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra.

26. E depois de consumida a minha pele, contudo ainda em minha carne verei a Deus,

27. Vê-lo-ei, por mim mesmo, e os meus olhos, e não outros o contemplarão; e por isso os meus rins se consomem no meu interior.

Jó 19.23-27

Já em tempos difíceis, embora sofrendo, Jó sabe que seu Redentor vive e testemunha quanto a isso.

Ao falar com o irmão João Alexandrino, ele me informou que o velório, o culto de gratidão e o enterro de Jeyzianne foi um marco na história da Primeira Igreja Batista da Vila Cohab de Rio Doce, Olinda-Pe, pois em plena segunda-feira em horário comercial a igreja estava lotada. E ao invés de choro havia muito consolo e glorificação a Deus. Ao invés de revolta houve conversões de vidas.

Testemunhar em tempos difíceis é dizer o que a própria Jeyzianne gravou em seu celular: “Bem, hoje é um dia muito estranho, na realidade, hoje é 16 de março e eu estou com asma, com febre, fazendo quimioterapia, radioterapia. Amanhã vou ver meu mantor como é que sai meu resultado, que até então tá negativo, vamos ver o que é que Deus tem providenciado para as nossas vidas, não é? Mas eu continuo firme confiando no Deus que pode todas as coisas”.

Hoje vivemos em tempos difíceis e mais do que nunca precisamos testemunhar.

O mundo espera por uma esperança, esperança que nós sabemos que é Jesus.

Não Temas, Crê Somente implica em...

3º...Conhecer Deus mais profundamente

1. ENTÃO respondeu Jó ao SENHOR, dizendo:

2. Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido.

3. Quem é este, que sem conhecimento encobre o conselho? Por isso relatei o que não entendia; coisas que para mim eram inescrutáveis, e que eu não entendia.

4. Escuta-me, pois, e eu falarei; eu te perguntarei, e tu me ensinarás.

5. Eu te conhecia de ouvir falar, mas agora te vêem os meus olhos.

6. Por isso me abomino e me arrependo no pó e na cinza.

Jó 42.1-6

Por fim o próprio Jó, vasto de experiência, admite que só conhecia a Deus de ouvir falar.

“A intimidade do Senhor é para os que o temem, aos quais ele dará conhecer a sua aliança”. – Sl 25.14

O temor ao Senhor nos leva a uma busca de conhecê-lo. Conhecê-lo é uma questão de intimidade, intimidade adquirida com a permanência com Ele essa intimidade permite que Deus nos apresente a Sua aliança.

O profeta Oséias nós aconselha: “Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao SENHOR” (Os 6.3), e nos adverte: “O meu povo está sendo destruído, porque lhe faltou o conhecimento (Os 4.6).

É necessário que assumamos a responsabilidade de buscarmos conhecer o Senhor e assim passaremos a entender a Sua vontade.

Essa ignorância não é de hoje. Alguns cristãos primitivos não entenderam a mensagem de Cristo e começaram a discutir sobre a ressurreição dos mortos, a falta de conhecimento de Deus e de sua Palavra levou-os a uma divergência de pensamento que foi necessário que Paulo escrevesse:

12. Ora, se se prega que Cristo ressuscitou dentre os mortos, como dizem alguns dentre vós que não há ressurreição de mortos?

13. E, se não há ressurreição de mortos, também Cristo não ressuscitou.

14. E, se Cristo não ressuscitou, logo é vã a nossa pregação, e também é vã a vossa fé.

15. E assim somos também considerados como falsas testemunhas de Deus, pois testificamos de Deus, que ressuscitou a Cristo, ao qual, porém, não ressuscitou, se, na verdade, os mortos não ressuscitam.

16. Porque, se os mortos não ressuscitam, também Cristo não ressuscitou.

17. E, se Cristo não ressuscitou, é vã a vossa fé, e ainda permaneceis nos vossos pecados.

18. E também os que dormiram em Cristo estão perdidos.

19. Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens.

I Coríntios 15.12-19

Quando passamos a conhecer o Senhor intimamente, passamos a entender seus mistérios e entendemos como foi descrito na homenagem a Jeyzianne: “Quando pedimos vitória, queremos a nossa vitória, mas Alexandrino falou bem ao dizer: ‘Deus venceu, Anne venceu’”.

Quando passamos a conhecer o Senhor entendemos que se Cristo venceu a morte e ressuscitou. Nele nós somos vencedores e como ele ressuscitaremos.

Quando passamos a conhecer o Senhor entendemos o que significa dizer: “E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito”. (Rm 8.28)

Não Temas, Crê Somente implica em...

1º...Confiar em Deus a todo custo.

2º...Testemunhar em tempos difíceis.

3º...Conhecer Deus mais profundamente

Que possamos entender e por em prática essas verdades.

Amém.

Mensagem pregada pelo sem. Roosevelt Arantes, no dia 11 de maio de 2008 (culto pela manhã), na Primeira Igreja Batista em IV Centenário, Jacarepaguá – RJ.

Nenhum comentário: