segunda-feira, 19 de maio de 2008

Não Temas, Crê Somente (3): A Fonte de Nossa Esperança


"Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça”. Isaías 41.13

Há uns quinze dias atrás estava passando dentro de um super mercado e um som de uma música chamou muito a minha atenção. Era o som da música-tema do filme “O Guarda-Costas” sendo interpretada pela própria autora Whitney Houston. Fiquei estático na frente da Tv que estava projetando o DVD com a música. Ao mesmo tempo em que estava perplexo com a beleza da voz da cantora, estava perplexo em lembrar que toda aquela beleza estava mascarando uma vida totalmente destruída pelas drogas, uma vida sem Esperança. Após quinze anos casada com o Sr. Bobby Brown, ela se encontra em um divórcio um tanto conturbado que culminou com um escândalo da dependência química de ambos. Sem falar das acusações partindo de Bobby afirmando que Whitney foi a responsável por ele ter se viciado em cocaína.

Como se não bastasse em meio a tantas turbulências a própria filha de Whitney Houston foi acusada de tentar matá-la: “Bobbi Kristina, 15 anos, filha de Whitney Houston e Bobby Brown, teria atacado a mãe com uma faca durante uma discussão, publicou o tablóide National Enquirer. De acordo com um membro da família, Ann Davis, Bobbi não quer mais viver com a mãe e por isso teria tentado matá-la”. É a manchete da revista on-line Gente & TV nesta última segunda, dia 05 de maio.

Então fiquei pensando Whitney Houston tinha “tudo” o que muitos sonham. Dinheiro, fama, até conhecimento do evangelho ela tinha, mas só não tinha o principal: Jesus Cristo. E assim como ela a tantos ao nosso redor que pensam que por possuir bens ou fama “têm tudo”, e está bem. Porém não têm o controle de sua vida e estão aprisionados e sem Esperança.

Pensando em tua vida eu quero que reflita na seguinte questão: O que Deus é para você?

Tenho certeza que para muitos, Deus não passa de um objeto de realizações. Para outros Deus não passa de um gênio da lâmpada.

O que Deus tem sido para você?

Qual é o teu nível de relacionamento com Ele?

Quero destacar três razões para que a declaração de Jesus: “Não temas, crê somente” (Marcos 5.36b) seja fonte de nossa esperança.

Em Isaías 41.8-14 vemos a seguinte palavra de Deus para nós:

8. Porém tu, ó Israel, servo meu, tu Jacó, a quem elegi descendência de Abraão, meu amigo;

9. Tu a quem tomei desde os fins da terra, e te chamei dentre os seus mais excelentes, e te disse: Tu és o meu servo, a ti escolhi e nunca te rejeitei.

10. Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça.

11. Eis que, envergonhados e confundidos serão todos os que se indignaram contra ti; tornar-se-ão em nada, e os que contenderem contigo, perecerão.

12. Buscá-los-ás, porém não os acharás; os que pelejarem contigo, tornar-se-ão em nada, e como coisa que não é nada, os que guerrearem contigo.

13. Porque eu, o SENHOR teu Deus, te tomo pela tua mão direita; e te digo: Não temas, eu te ajudo.

14. Não temas, tu verme de Jacó, povozinho de Israel; eu te ajudo, diz o SENHOR, e o teu redentor é o Santo de Israel.

1. Não temas, crê somente é a fonte de nossa esperança, porque representa a presença de Deus em nós “Não temas, porque eu sou contigo” (Isaías 41.10).

A presença do Senhor conosco representa PROVISÃO.

Provisão é a providência do Senhor a nosso favor.

Isso me faz lembrar de que quando povo de Israel saiu da terra do Egito. Eles tinham a provisão visível de Deus. De dia uma nuvem os acompanhava, protegendo-os do calor do sol no deserto. De noite uma coluna de fogo iluminava-os e aquecia-os. Como se isso não bastasse, Deus providenciou água, onde não tinha; comida, onde faltava; de modo eles não precisariam reclamar de nada. Mas o que era Deus para eles? Seu Deus? E para mim? E para você?

A presença de Deus é tão fundamental que em um determinado momento dessa caminhada no deserto, Moisés recebe a ordem de Deus para avançar, mas ele queria saber quem iria com ele. E o Senhor lhe diz: “E enviarei um anjo adiante de ti” (Êx 33.2a). Porém Moisés insistiu para que Deus fosse com ele, pois sem Deus ele não sairia dali.

Quantas vezes pedimos a companhia de Deus para os lugares que vamos?

2. Não temas, crê somente é a fonte de nossa esperança, porque representa a redenção de Cristo “Não temas... diz o SENHOR, e o teu redentor é o Santo de Israel” (Isaías 41.14).

Jó expressa bem essa Esperança da redenção em meio a tantos problemas que enfrentava.

23. Quem me dera agora, que as minhas palavras fossem escritas! Quem me dera, fossem gravadas num livro!

24. E que, com pena de ferro, e com chumbo, para sempre fossem esculpidas na rocha.

25. Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra.

26. E depois de consumida a minha pele, contudo ainda em minha carne verei a Deus,

27. Vê-lo-ei, por mim mesmo, e os meus olhos, e não outros o contemplarão; e por isso os meus rins se consomem no meu interior.

Jó 19.23-27

A redenção representa a SALVAÇÂO.

23. Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;

24. Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus.

Salvação que nos foi oferecida mediante o amor de Deus que é incondicional. “Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.” (Rm 5.8). Além de incondicional foi uma entrega espontânea “Ninguém ma tira de mim, mas eu espontaneamente a dou; tenho poder para a dar, e poder para tornar a tomá-la. Este mandamento recebi de meu Pai.” (João 14.18).

O que é Deus para você?

3. Não temas, crê somente é a fonte de nossa esperança, porque representa que Deus é o nosso Deus “Não temas, (...) porque eu sou teu Deus;” (Isaías 41.10).

O que significa Deus ser o nosso Deus?

3.1 Significa Vida. “E disse-me mais: Está cumprido. Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim. A quem quer que tiver sede, de graça lhe darei da fonte da água da vida.” (Apocalipse 21.6).

Sem Ele nada somos, sem Ele estamos mortos, por isso Jesus nos diz: “Eu Sou a ressurreição e A VIDA, quem crê em mim ainda que esteja morto viverá. E todo que VIVE e crê em mim não morrerá eternamente. Crês nisto?” (João 11.25-26).

Essa é a razão de termos Esperança.

3.2 Significa Paternidade. “Quem vencer, herdará todas as coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho.” (Apocalipse 21.7).

Sem Deus somos órfãos, por isso João escreve: “Mas a todos quantos o receberem, aos que crêem em seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus” (João 1.12).

Ser filho nos dá Esperança.

O que Deus é para você?

Na realidade a pergunta deveria ser: Quem é Deus para você? Porque Deus não é um objeto, mas sim uma pessoa. Pessoa que deseja se relacionar com você.

Como está sua Esperança?

Deus pode de renovar a Esperança, pois ele mesmo disse: “Não temas, crê somente” (Marcos 5.36b)

Por isso...

Não Temas, Crê Somente.

Amém.

Mensagem pregada pelo sem. Roosevelt Arantes, no dia 18 de maio de 2008 (culto pela manhã), na Primeira Igreja Batista em IV Centenário, Jacarepaguá – RJ.

domingo, 11 de maio de 2008

Não Temas, Crê Somente (2): As Implicações

"Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça”. Isaías 41.10

Há quinze dias atrás, dia 27 de abril de 2008, preguei na Primeira Igreja Batista em IV Centenário uma mensagem com o tema inspirado no consolo que Deus me deu quanto à situação em que minha irmã em Cristo Jeyzianne Alexandrino passava. (Fato que se encontra publicado na mensagem “Não Temas, Crê Somente”).

Hoje trago ao conhecimento de todos que no dia 28 de abril aprouve ao Senhor convocá-la para está com Ele.

Inspirado na conversa que tive com o irmão João Alexandrino (pai de Jeyzianne), ontem à noite, torno a esse tema da seguinte maneira: Não Temas, Crê Somente: As implicações.

1. HAVIA um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; e era este homem íntegro, reto e temente a Deus e desviava-se do mal.

2. E nasceram-lhe sete filhos e três filhas.

3. E o seu gado era de sete mil ovelhas, três mil camelos, quinhentas juntas de bois e quinhentas jumentas; eram também muitíssimos os servos a seu serviço, de maneira que este homem era maior do que todos os do oriente.

4. E iam seus filhos à casa uns dos outros e faziam banquetes cada um por sua vez; e mandavam convidar as suas três irmãs a comerem e beberem com eles.

5. Sucedia, pois, que, decorrido o turno de dias de seus banquetes, enviava Jó, e os santificava, e se levantava de madrugada, e oferecia holocaustos segundo o número de todos eles; porque dizia Jó: Talvez pecaram meus filhos, e amaldiçoaram a Deus no seu coração. Assim fazia Jó continuamente.

13. E sucedeu um dia, em que seus filhos e suas filhas comiam, e bebiam vinho, na casa de seu irmão primogênito,

14. Que veio um mensageiro a Jó, e lhe disse: Os bois lavravam, e as jumentas pastavam junto a eles;

15. E deram sobre eles os sabeus, e os tomaram, e aos servos feriram ao fio da espada; e só eu escapei para trazer-te a nova.

16. Estando este ainda falando, veio outro e disse: Fogo de Deus caiu do céu, e queimou as ovelhas e os servos, e os consumiu, e só eu escapei para trazer-te a nova.

17. Estando ainda este falando, veio outro, e disse: Ordenando os caldeus três tropas, deram sobre os camelos, e os tomaram, e aos servos feriram ao fio da espada; e só eu escapei para trazer-te a nova.

18. Estando ainda este falando, veio outro, e disse: Estando teus filhos e tuas filhas comendo e bebendo vinho, em casa de seu irmão primogênito,

19. Eis que um grande vento sobreveio dalém do deserto, e deu nos quatro cantos da casa, que caiu sobre os jovens, e morreram; e só eu escapei para trazer-te a nova.

20. Então Jó se levantou, e rasgou o seu manto, e rapou a sua cabeça, e se lançou em terra, e adorou.

21. E disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o SENHOR o deu, e o SENHOR o tomou: bendito seja o nome do SENHOR.

22. Em tudo isto Jó não pecou, nem atribuiu a Deus falta alguma.

Jó 1.1-5,13-22

Quem era Jó?

Homem:

· Integro: Perfeito, incorruptível.(1.1)

· Reto: Direito, sem curvas ou desvios, honesto. (1.1)

· Temente a Deus. (1.1)

· Sacerdote. (1.5)

· Perseverante. (1.5)

Certamente Jó, nos dias de hoje, seria o típico “homem segundo o coração de Deus” (apesar de na Bíblia o único que ganhou essa nomenclatura tenha sido muito diferente de Jó), talvez o membro que toda igreja e pastor gostaria ter.

Podemos até imaginar e questionar. Por que um homem tão “perfeito” teve que passar tudo isso que ele passou? Em um único dia perdeu bois, jumentas e servos; ovelhas e servos; camelos e servos; filhos e filhas.

São muitos os questionamentos que passam por nossa cabeça, mas todos eles devem ser feitos a Deus, afinal como já disse o Pr. Vitor Manuel (Pr. da PIB de Copacabana), “Os questionamentos de filho não agride ao Pai. O que agride o Pai são os questionamentos de incrédulos”.

O porque de tudo isso não será tratado nessa mensagem, mas baseado na história de Jó e na história vivida por Jeyzianne, quero apresentar TRÊS IMPLICAÇÕES PARA QUEM NÃO TEME, CRÊ SOMENTE.

Não Temas, Crê Somente implica em...

1º...Confiar em Deus a todo custo.

“E disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o SENHOR o deu, e o SENHOR o tomou: bendito seja o nome do SENHOR”. – Jó 1.21

Confiar em Deus a todo custo não significa viver uma vida irresponsável ou até mesmo desleixada.

É descansar a acreditar que por mais difícil que esteja o Senhor está no controle.

O salmista entendeu bem essa verdade e nos ensina transmite ao dizerEntrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele o fará” (Sl 37.5).

Em 1ª Reis 17.10-13 podemos ver um exemplo de confiança em Deus.

10. Então ele se levantou, e foi a Sarepta; e, chegando à porta da cidade, eis que estava ali uma mulher viúva apanhando lenha; e ele a chamou, e lhe disse: Traze-me, peço-te, num vaso um pouco de água que beba.

11. E, indo ela a trazê-la, ele a chamou e lhe disse: Traze-me agora também um bocado de pão na tua mão.

12. Porém ela disse: Vive o SENHOR teu Deus, que nem um bolo tenho, senão somente um punhado de farinha numa panela, e um pouco de azeite numa botija; e vês aqui apanhei dois cavacos, e vou prepará-lo para mim e para o meu filho, para que o comamos, e morramos.

13. E Elias lhe disse: Não temas; vai, faze conforme à tua palavra; porém faze dele primeiro para mim um bolo pequeno, e traze-mo aqui; depois farás para ti e para teu filho.

A viúva de Sarepta se encontrava em um momento de extrema dificuldade e o profeta Elias a deixa em uma situação em que ela teria ou não que confiar na palavra do homem de Deus.

O profeta diz: “E Elias lhe disse: Não temas; vai, faze conforme à tua palavra; porém faze dele primeiro para mim um bolo pequeno, e traze-mo aqui; depois farás para ti e para teu filho”.

Abrindo mão daquilo que seria o último alimento seu e de seu filho, a viúva confia em Deus e o resultado de sua atitude está registrado nesse mesmo capítulo.

Confiar em Deus a todo custo foi bem descrito por Jedil Braga, que fez uma homenagem a Jeyzianne, ao dizer: “Quando pedimos um milagre, queremos a cura, mas Wilton se expressou bem ao dizer em sua oração: ‘Obrigado porque fizeste um milagre em Anne, o milagre de morar contigo’”.

Não Temas, Crê Somente implica em...

2º...Testemunhar em tempos difíceis.

23. Quem me dera agora, que as minhas palavras fossem escritas! Quem me dera, fossem gravadas num livro!

24. E que, com pena de ferro, e com chumbo, para sempre fossem esculpidas na rocha.

25. Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra.

26. E depois de consumida a minha pele, contudo ainda em minha carne verei a Deus,

27. Vê-lo-ei, por mim mesmo, e os meus olhos, e não outros o contemplarão; e por isso os meus rins se consomem no meu interior.

Jó 19.23-27

Já em tempos difíceis, embora sofrendo, Jó sabe que seu Redentor vive e testemunha quanto a isso.

Ao falar com o irmão João Alexandrino, ele me informou que o velório, o culto de gratidão e o enterro de Jeyzianne foi um marco na história da Primeira Igreja Batista da Vila Cohab de Rio Doce, Olinda-Pe, pois em plena segunda-feira em horário comercial a igreja estava lotada. E ao invés de choro havia muito consolo e glorificação a Deus. Ao invés de revolta houve conversões de vidas.

Testemunhar em tempos difíceis é dizer o que a própria Jeyzianne gravou em seu celular: “Bem, hoje é um dia muito estranho, na realidade, hoje é 16 de março e eu estou com asma, com febre, fazendo quimioterapia, radioterapia. Amanhã vou ver meu mantor como é que sai meu resultado, que até então tá negativo, vamos ver o que é que Deus tem providenciado para as nossas vidas, não é? Mas eu continuo firme confiando no Deus que pode todas as coisas”.

Hoje vivemos em tempos difíceis e mais do que nunca precisamos testemunhar.

O mundo espera por uma esperança, esperança que nós sabemos que é Jesus.

Não Temas, Crê Somente implica em...

3º...Conhecer Deus mais profundamente

1. ENTÃO respondeu Jó ao SENHOR, dizendo:

2. Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido.

3. Quem é este, que sem conhecimento encobre o conselho? Por isso relatei o que não entendia; coisas que para mim eram inescrutáveis, e que eu não entendia.

4. Escuta-me, pois, e eu falarei; eu te perguntarei, e tu me ensinarás.

5. Eu te conhecia de ouvir falar, mas agora te vêem os meus olhos.

6. Por isso me abomino e me arrependo no pó e na cinza.

Jó 42.1-6

Por fim o próprio Jó, vasto de experiência, admite que só conhecia a Deus de ouvir falar.

“A intimidade do Senhor é para os que o temem, aos quais ele dará conhecer a sua aliança”. – Sl 25.14

O temor ao Senhor nos leva a uma busca de conhecê-lo. Conhecê-lo é uma questão de intimidade, intimidade adquirida com a permanência com Ele essa intimidade permite que Deus nos apresente a Sua aliança.

O profeta Oséias nós aconselha: “Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao SENHOR” (Os 6.3), e nos adverte: “O meu povo está sendo destruído, porque lhe faltou o conhecimento (Os 4.6).

É necessário que assumamos a responsabilidade de buscarmos conhecer o Senhor e assim passaremos a entender a Sua vontade.

Essa ignorância não é de hoje. Alguns cristãos primitivos não entenderam a mensagem de Cristo e começaram a discutir sobre a ressurreição dos mortos, a falta de conhecimento de Deus e de sua Palavra levou-os a uma divergência de pensamento que foi necessário que Paulo escrevesse:

12. Ora, se se prega que Cristo ressuscitou dentre os mortos, como dizem alguns dentre vós que não há ressurreição de mortos?

13. E, se não há ressurreição de mortos, também Cristo não ressuscitou.

14. E, se Cristo não ressuscitou, logo é vã a nossa pregação, e também é vã a vossa fé.

15. E assim somos também considerados como falsas testemunhas de Deus, pois testificamos de Deus, que ressuscitou a Cristo, ao qual, porém, não ressuscitou, se, na verdade, os mortos não ressuscitam.

16. Porque, se os mortos não ressuscitam, também Cristo não ressuscitou.

17. E, se Cristo não ressuscitou, é vã a vossa fé, e ainda permaneceis nos vossos pecados.

18. E também os que dormiram em Cristo estão perdidos.

19. Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens.

I Coríntios 15.12-19

Quando passamos a conhecer o Senhor intimamente, passamos a entender seus mistérios e entendemos como foi descrito na homenagem a Jeyzianne: “Quando pedimos vitória, queremos a nossa vitória, mas Alexandrino falou bem ao dizer: ‘Deus venceu, Anne venceu’”.

Quando passamos a conhecer o Senhor entendemos que se Cristo venceu a morte e ressuscitou. Nele nós somos vencedores e como ele ressuscitaremos.

Quando passamos a conhecer o Senhor entendemos o que significa dizer: “E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito”. (Rm 8.28)

Não Temas, Crê Somente implica em...

1º...Confiar em Deus a todo custo.

2º...Testemunhar em tempos difíceis.

3º...Conhecer Deus mais profundamente

Que possamos entender e por em prática essas verdades.

Amém.

Mensagem pregada pelo sem. Roosevelt Arantes, no dia 11 de maio de 2008 (culto pela manhã), na Primeira Igreja Batista em IV Centenário, Jacarepaguá – RJ.

sábado, 10 de maio de 2008

Assim como Whitney Houston muitos...

Oportunidade única.

“... ao aproximar-se ele de Jericó...”. – Lucas 18.35

Whitney Houston teria sido atacada pela filha de 15 anos
Hoje estava passando dentro de um super mercado, um desses que vende de tudo, e um som de uma música me chamou a atenção. Era o som da música-tema do filme “O Guarda Costas” sendo interpretada pela própria autora Whitney Houston. Fiquei estático na frente da Tv que estava projetando o DVD com a música. Ao mesmo tempo em que estava perplexo com a beleza da voz da cantora estava perplexo em lembrar que toda aquela beleza estava mascarando uma vida totalmente destruída pelas drogas. Após quinze anos casada com Bobby Brown, ela se encontra em um divórcio um tanto conturbado que culminou com esse escândalo da dependência química de ambos, sem falar da troca de acusações partindo de Bobby para afirmar que Houston foi a responsável por ele ter se viciado em cocaína.

Como se não bastasse em meio a tantas turbulências a própria filha de Whitney Houston foi acusada de tentar matá-la: “Bobbi Kristina, 15 anos, filha de Whitney Houston e Bobby Brown, teria atacado a mãe com uma faca durante uma discussão, publicou o tablóide National Enquirer. De acordo com um membro da família, Ann Davis, Bobbi não quer mais viver com a mãe e por isso teria tentado matá-la”. É a manchete da revista on-line Gente & TV nesta última segunda, dia 05 de maio.

Então fiquei pensando Whitney Houston tinha “tudo” só não tinha o principal: Jesus Cristo. E assim como ela a tantos ao nosso redor que pensam que por possuir bens ou fama “têm tudo”.

A vida de pessoas assim, nada mais é do que uma vida em cegueira espiritual. Elas não conseguem enxergar um passo à frente, por isso não percebem que estão caminhando para o fundo do abismo.

Hoje é preciso que eu e você sejamos a presença real de Cristo aqui na terra, ou seja, que quando as pessoas olhem para nós, como Pedro e João falaram (Atos 3.4), elas possam ver Jesus. Só a presença de Jesus, através de nós, pode fazer com que essas pessoas sem esperança tenham essa oportunidade única de se encontrar com Jesus e por ele ser curado.

Em Lucas 18.35-43 nós temos:

35. Aconteceu que, ao aproximar-se ele de Jericó, estava um cego assentado a beira do caminho, pedindo esmolas.

36. E, ouvindo o tropel da multidão que passava, perguntou o que era aquilo.

37. Anunciaram-lhe que passava Jesus, o Nazareno.

38. Então ele exclamou: Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim!

39. E os que iam à frente o repreendiam para que se calasse; ele, porém gritava mais: Filho de Davi, tem misericórdia de mim!

40. Então, parou Jesus e mandou que lho trouxessem. E, tendo ele chegado, perguntou-lhe:

41. Que queres que eu te faça? Respondeu ele: Senhor, que eu torne a ver.

42. Então, Jesus lhe disse: Recupera a tua vista; a tua fé te salvou.

43. Imediatamente, tornou a ver e seguia-o glorificando a Deus. Também todo o povo, vendo isto, dava louvores a Deus.

Certamente o dia em que Jesus nos encontrou foi um dia inesquecível. E para quem nunca teve essa experiência, digo-vos que assim como o cego de Jericó almejava ver, você deve almejar se encontrar com Cristo. É muito ruim estar em uma estrada em que você não consegue ver seu fim. Essa situação causa-nos medo, causa-nos insegurança. Assim é que vivia o cego de Jericó. Não viu o mundo ao redor, não conhecia a fisionomia dos que por ele passavam. É verdade que quem não enxerga adquire uma percepção diferente dos que vêem, mas é fato que há um grande deseja dos cegos em ver. Ver o mundo, ver as pessoas, ver o colorido do dia, ver as estrelas na noite.

Aqueles que nunca tiveram um encontro com Jesus vivem pedindo esmolas!

A vida não se resume no que você tem ou gostaria ter. Vai muito mais além do que isso.

A vida esta diretamente relacionada com aquilo que você vê. Pode não ser com os olhos humanos. Por isso o autor aos hebreus no capítulo 11 versículo 1 disse: “Ora a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e plena convicção das coisas que não se vêem”. Na realidade a vida está ligada não ao que vemos nos olhos nus, mas sim pelo que contemplamos pelos olhos da fé.

O cego de Jericó viu, não com seus olhos humanos, na passagem de Jesus por ali, um momento único para mudar o rumo de sua história. Ele não desanimou com as palavras daqueles que o mandavam se calar, pelo contrário ele gritava mais e mais alto.

A você que não conhece Jesus Cristo eu te afirmo como experiência própria que ele é a Única Esperança.

A você que o conhece eu o convido a se consagrar a Deus afim de que seu relacionamento seja tão intimo que as pessoas possam ver Jesus em você causando assim um encontro das pessoas com Cristo onde quer que você passe.

quinta-feira, 8 de maio de 2008

Minha Vocação

“Mas em nada tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira, e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus.”

(Atos 20 : 24)

Em meados de 1988, aos quatro anos de idade e morando no bairro de Maranguape II, em Paulista-PE, tive minha primeira consciência de pecado. Ao lado de minha mãe, Rejane Maria Arantes da Silva, e de minha irmã, Jacqueline Arantes da Silva, na mesa em que realizávamos o culto doméstico, decidi confessar meus pecados e deixar Cristo habitar em mim. Nesta época freqüentávamos a Igreja Batista de Maranguape II. De lá para cá creio que Deus sempre esteve me direcionando em Sua vontade.

Em junho de 1996 passamos a freqüentar a 1ª Igreja Batista da Vila Cohab Rio Doce, em Olinda-PE. Nesta igreja, dirigida pelo pastor Nilson dos Santos, aprendi a buscar conhecer Deus e sua Palavra não apenas de ouvir falar. Aprendi a ler a Bíblia profeticamente e parabolicamente e a ter uma comunhão íntima com Deus através da oração. Foi então que em 17 de Novembro de 1996 fui batizado.

Aluno da Escola Bíblica Dominical, participante dos cultos de oração e de outras atividades da igreja, sempre ouvi de nosso pastor que cada crente tem um ministério, além disso que quando Jesus Cristo disse: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-m;” (Mateus 16 : 24), cada um de nós deveria estar pronto para morrer, morrer por Cristo. Essa palavra sempre falou e fala muito ao meu coração.

Foi então que no dia 03 de Setembro de 2002, quando comemorávamos 25 anos de ministério de nosso pastor em nossa igreja, e na ocasião pregava o Pr. Baruck, da 1ª Igreja Batista de Carpina-PE sobre a responsabilidade do ministério pastoral, decidi consagrar minha vida a Deus para que Ele me usasse da forma que quisesse.

Tudo me levava a crer que o Senhor me queria no ministério pastoral. Primeiro Ele me concedeu a graça de ser professor da EBD, de 2005 até hoje. Essa classe tem sido um treinamento para o ministério. Comecei essa classe com dois alunos e em três anos temos, no 2º período da escola de nossa igreja (o menos freqüentado), cinqüenta e três alunos. Hoje não tenho medo de dizer que não sou apenas professor, sou um pastor de cada aluno meu, pois além das aulas estamos sempre juntos, nas alegrias e nos sofrimentos. Tudo isso foi chamando a atenção de membros da igreja que sempre me diziam: “por que não vás para o seminário?”, ao que respondia: quando Deus me confirmar, irei.

Deus estava agindo de forma extraordinária, pois a qualquer lugar que fosse pessoas chegavam para mim e de uma forma interessante me conduziam à reflexão sobre a possibilidade de ir ao seminário. O chamado tinha, mas sempre esperava a confirmação de Deus quanto ao momento certo para ir ao seminário.

Neste ano de 2007, fiz um Curso de Liderança de Jovens e Adolescentes, promovida pela coordenadoria de Desenvolvimento Cristão da Convenção Batista de Pernambuco. Lá, não diferente de outros lugares em que freqüentava, irmãos, professores e pastores me questionavam quanto ao meu chamado. Em certo módulo o professor Demetrius Gomes Correia, seminarista do Seminário Teológico do Norte e ministro de evangelismo e missões da Igreja Batista de Iputinga-PE, que não me conhecia, ao término de sua primeira aula chegou para mim e perguntou: “quando te verei no seminário?”. Fiquei muito espantado. Daí por diante meu coração começou a ficar confuso, agitado e sem saber o que fazer, foi quando decidi no dia 18 de Outubro, realizar quarenta dias de oração específica para obter a resposta de Deus.

No segundo dia de oração estando eu na biblioteca da escola em que leciono, juntamente com o coordenador, Silon Menezes e a bibliotecária Naara Souza Santos, esta fez a seguinte pergunta: “Existe curso para líderes rebeldes?”, pensei que ela estava falando de mais um líder que a decepcionou, visto que ela já foi por muitos anos membro de uma igreja, mas não, ela disse e olhou para mim, pois sabia da minha dúvida quanto ao chamado.

No sétimo dia fui à minha igreja e ao chegar lá o irmão Luis Carlos me chamou e disse: “Desde que cheguei na igreja que eu estou te observando e acho que estás perdendo tempo. Você já deveria esta no seminário”.

No nono dia foi o dia da formatura do Curso de Liderança de Jovens e Adolescentes, na capela do Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil. Preguei naquela noite sobre o texto de 1ª Pedro 2.9, com o tema “Faça o que eu fiz”, baseado na pergunta que fiz ao Senhor sobre o que deveria dizer para que os formandos fizessem. Ao término da formatura veio ao meu encontro o Pr. Sidnei, hoje aposentado da Igreja Batista de Areias, e sua esposa, a Profª Iraci Leite, atual 2ª vice-presidente da Convenção Batista de Pernambuco, e o pastor me disse: “Um dia meu pastor chegou para mim e me perguntou se não estava na hora de entrar seminário.” E acrescentou: “Quando você estava pregando senti vontade de lhe dizer isso e minha esposa também”. Já a irmã Iraci me falou: “Quando você estava pregando senti que você tinha um chamado específico”. Para terminar, ele ainda me advertiu: “Não fuja do seu chamado, pois as conseqüências podem ser trágicas”.

Passados trinta e seis dias, sem contudo obter uma resposta concreta, meu coração ficou mais ainda angustiado, foi quando no dia 23 de Novembro me acordei às 3 horas e 50 minutos para orar e após a oração senti o grande desejo de entrar no site do Seminário do Norte, mas como não sabia o site fui para o da Convenção Brasileira e li sobre o concurso de bolsa integral, me inscrevi na hora entendendo que essa era a resposta definitiva do Senhor.

Agora, como se encontra no meu projeto de vida, elaborado em março de 2004, pretendo fazer o curso de Bacharel em Teologia para servir melhor e exclusivamente a Deus, tornar-me pastor de uma Igreja Batista, e, se possível for, trabalhar em órgãos de nossa Convenção visando a conservação da sã doutrina.

Nunca tive dúvidas quanto ao meu chamado, só não sabia o tempo certo. Agora sei que chegou a hora. Moro em Recife, tenho a comodidade do Seminário do Norte em minha cidade (Região metropolitana de Recife), mas por não querer ser apenas um teólogo e sim um pastor, decido deixar meu emprego, onde ganho cerca de três salários e meio, deixar minha residência, tudo o que me prende a Recife para estar no centro da vontade de Deus, pois tenho certeza que é o melhor lugar.

Roosevelt Arantes da Silva

Olinda , 19 de dezembro de 2007

Dependentemente Capazes em Deus

“Ninguém te poderá resistir todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei, nem te desampararei. Sê forte e Corajoso, por que tu farás este povo herdar a terra que, sob juramento, prometi aos seus pais”. - (Josué 1.5-6)

Deus deixa claro a Josué, e para nós hoje, que a presença DELE (Deus), nele (Josué) é o motivo e o motivador para que Josué seja um vencedor, e se tão somente Deus for conosco, nós também o seremos. Quando Deus diz: “Sê forte e Corajoso, por que tu farás este povo herdar a terra que, sob juramento, prometi aos seus pais”, Deus está colocando sobre Josué a responsabilidade de direcionar o povo à vontade de Deus, porque na verdade é o Senhor que fará do povo um vencedor.

Hoje Deus está colocando em nossas mãos a responsabilidade de conduzir este povo, sua igreja, à Sua vontade para “... herdar a terra que, sob juramento, prometi aos seus pais”. BUSQUEMOS AO SENHOR! BUSQUEMOS AO SENHOR! E BUSQUEMOS AO SENHOR! Para poder cumpri sua missão, e sejamos apenas: Fortes e Corajosos, mas dependentemente capazes em Deus.

Não Temas: Crê Somente

Porque eu, o SENHOR teu Deus, te tomo pela tua mão direita; e te digo: Não temas, eu te ajudo”. Isaías 41.13

Desde quarta-feira (23/04/2008), quando soube que minha irmã em Cristo Jeyzianne Alexandrino estava internada na UTI me esforcei em levantar um clamor a Deus em seu favor. Mobilizei seminaristas, radicais, missionário. Comuniquei-me com pessoas de Pernambuco, da Paraíba. Até um pastor que esteve no meu quarto entrou em contato com a responsável do “Despertar Débora” no estado do Espírito Santo. Não estava dormindo bem, o tempo todo estava acordando para orar por Anne.

Sábado (26/04/2008) à tarde já não agüentava mais tanto sofrimento. Então mais uma vez me ajoelhei e foi nesse instante que o Senhor falou ao meu coração através do texto bíblico que será a base da minha mensagem.

Nesse mesmo sábado, quando estava indo ao supermercado passei por uma Kombi onde estava escrito: “Aquele que se ajoelha diante de Deus nunca se prostra diante das dificuldades”. Frase essa que me inspirou também para essa mensagem.

Marcos 5.21-24, 35-42.

21 E, passando Jesus outra vez num barco para o outro lado, ajuntou-se a ele uma grande multidão; e ele estava junto do mar.

22 E eis que chegou um dos principais da sinagoga, por nome Jairo, e, vendo-o, prostrou-se aos seus pés,

23 E rogava-lhe muito, dizendo: Minha filha está à morte; rogo-te que venhas e lhe imponhas as mãos, para que sare, e viva.

24 Jesus foi com ele, (...)

35 Estando ele ainda falando, chegaram alguns do principal da sinagoga, a quem disseram: A tua filha está morta; para que enfadas mais o Mestre?

36 E Jesus, tendo ouvido estas palavras, disse ao principal da sinagoga: NÃO TEMAS, CRÊ SOMENTE.

37 E não permitiu que alguém o seguisse, a não ser Pedro, Tiago, e João, irmão de Tiago.

38 E, tendo chegado à casa do principal da sinagoga, viu o alvoroço, e os que choravam muito e pranteavam.

39 E, entrando, disse-lhes: Por que vos alvoroçais e chorais? A menina não está morta, mas dorme.

40 E riam-se dele; porém ele, tendo-os feito sair, tomou consigo o pai e a mãe da menina, e os que com ele estavam, e entrou onde a menina estava deitada.

41 E, tomando a mão da menina, disse-lhe: Talita cumi; que, traduzido, é: Menina, a ti te digo, levanta-te.

42 E logo a menina se levantou, e andava, pois já tinha doze anos; e assombraram-se com grande espanto.

CARACTERÍSTICAS DA SITUAÇÃO

Estamos observando a vida de um homem chamado Jairo, um dos chefes da sinagoga, que tinha uma única filha de doze anos que estava muito doente e o texto até diz que ela estava à morte.

Ele foi ao encontro de Jesus e Jesus se encontrava rodeado de uma grande multidão. A multidão não foi um impedimento para que Jairo chegasse ao seu objetivo: falar com Cristo.

Jairo viu em Cristo uma Esperança. Na realidade Jesus Cristo é a única Esperança. Muitos procuram tantas saídas para seus problemas, tantas soluções. A Bíblia não nos fornece essa informação, contudo talvez Jairo tenha procurado várias pessoas, mas nenhuma pode ajudá-lo de modo satisfatório. Sem mais opção ele procurou Jesus.

Jesus foi com ele”. (V-24)

Jesus oi com Jairo. Jesus poderia ter falado dali mesmo e ter curado sua filha. Jesus poderia ter mandado um discípulo ir até a casa de Jairo e ter curado a menina, afinal Jesus tinha uma grande multidão ao seu redor para atender. Mas não, Jesus foi com ele, porque mesmo com a multidão Jesus nos atende em particular. Ele se importa com meu problema individual. Ele se importa comigo. Ele se importa contigo.

Essa verdade importantíssima do texto me faz lembrar da bela história “Pegadas na Areia”:

“Uma noite eu tive um sonho...

Sonhei que estava andando na praia com o Senhor e através do céu, passavam cenas da minha vida.

Para cada cena que passava, percebi que eram deixados dois pares de pegadas na areia: um era meu e o outro era do Senhor.

Quando a última cena passou diante de nós, olhei para trás, para as pegadas na areia e notei que muitas vezes, no caminho da minha vida, havia apenas um par de pegadas na areia.

Notei também que isso aconteceu nos momentos mais difíceis e angustiosos do meu viver. Isso me aborreceu deveras e perguntei então ao Senhor:

- Senhor, Tu me disseste que, uma vez que resolvi te seguir, Tu andarias sempre comigo, em todo o caminho. Contudo, notei que durante as maiores atribulações do meu viver, havia apenas um par de pegadas na areia. Não compreendo porque nas horas em que eu mais necessitava de Ti, Tu me deixaste sozinho.

O Senhor me respondeu:

- Meu querido filho. Jamais eu te deixaria nas horas de provas e de sofrimento. Quando viste, na areia, apenas um par de pegadas, eram as minhas. Foi exatamente aí que eu te carreguei nos braços.”

Quero deixar claro que como cristãos não estamos livres das tribulações, das angústias, quero cada um saiba que todos passamos por provas, porém é muito melhor passá-las nos braços de Cristo Jesus.

“Estando ele ainda falando, chegaram alguns do principal da sinagoga, a quem disseram: A tua filha está morta; para que enfadas mais o Mestre?”. (V-35)

Notícias terrenas tentarão nos desviar da dependência de Cristo. Amigos, vizinhos, parentes, muitas vozes surgirão o tempo todo para nos confundir e nos impedir de chegarmos até cristo com nossas angústias e petições.

Mas Jesus nos diz:

“NÃO TEMAS, CRÊ SOMENTE”. (V-36)

Por mais que seja difícil...

...Não Temas: Crê somente.

Por mais que queiram nos desanimar...

...Não Temas: Crê somente.

A Bíblia contém 365 vezes a frase “Não Temas”, para que cada dias não nos esqueçamos de que com Cristo não devemos temer absolutamente nada.

Será que Jairo creu?

“Dizendo-lhes ele estas coisas, eis que chegou um chefe, e o adorou, dizendo: Minha filha faleceu agora mesmo; mas vem, impõe-lhe a tua mão, e ela viverá”. Mateus 9.18.

Mateus nos apresenta um outro momento, o momento em que já sabendo que sua filha estava morta ele pede que Cristo imponha sua mão para a cura de sua filha. Mesmo antes de Jesus curá-la Jairo se chega a Jesus crendo que poderia operar esse milagre.

Crer em Deus enquanto tudo está favorável é fácil. Jairo creu antes de CRISTO operar o milagre.

Com essa palavra que veio ao meu coração enquanto orava fiquei em PAZ. Acreditando que independentemente do que poderia vir acontecer com Anne eu deveria lembrar-me da palavra de Jesus: Não Temas: Crê somente.

O que importava não era se a filha de Jairo estava viva ou morta. Não Temas: Crê somente.

Esta afirmação me fez lembrar da história do hino 398 do Cantor Cristão “Sou Feliz”

Este hino foi escrito Horatio G.Spafford . Um advogado de Chicago.

Você deve estar pensando que para escrever um hino com o título de “Sou feliz”, o autor deveria ser um homem muito rico e estava passando por um momento maravilhoso e com tudo dando certo em sua vida, mas esta frase: “se dor a mais forte sofrer... Sou feliz com Jesus” Mostra algo totalmente diferente.

Eis a verdadeira história:

Horatio Gates Spafford (1828-1888). Nasceu no dia 20 de outubro de 1828, em Lansingburgh, Rensselaer County, Nova York, EUA.

Horatio, ainda muito jovem, mudou-se para Chicago onde começou a trabalhar como advogado.

Em 1861, casou-se com uma jovem chamada Anna Tuben Larssen.

Em 1870, Horatio e Anna Spafford já tinham um filho (chamado Horatio) e 3 filhas (chamadas Annie, Maggie e Bessie)

Mais tarde teria outra filha chamada Tanetta.

Neste mesmo ano, 1870, seu filho de apenas quatro anos, morreu em conseqüência de uma febre muito forte e a família Spafford sofreu seu primeiro impacto. No dia 9 de outubro de 1871 aconteceu um dos maiores incêndios da história dos EUA. Este incêndio matou cerca de 250 pessoas e deixando quase 90.000 pessoas desabrigadas. Horatio teve uma grande perda financeira por causa do incêndio que destruiu cerca de um terço da cidade, mesmo assim, ele e sua esposa trabalharam intensamente durante dois anos ajudando as vítimas a reestruturarem suas vidas.

Horatio era amigo do grande evangelista Dwight L. Moody, que também morava em Chicago e em 1873 Horatio e sua esposa decidiram ir até a Europa, onde iriam encontrar o Dwight L. Moody em uma de suas cruzadas evangelísticas. Planejavam também visitar a Europa Continental. Toda família viajou para Nova York para então pegar o navio. Mas um compromisso no último momento o impediu de viajar. Então ele enviou sua esposa e suas quatro filhas na frente, no navio S.S. Ville du Havre. Ele iria encontrá-las assim que pudesse. Então no final de novembro de 1873 o navio partiu para a Europa com Anna, as quatro filhas do casal e mais aproximadamente 310 passageiros. E Horatio voltou para Chicago. Então aconteceu uma tragédia... Na madrugada do dia 22 de novembro de 1873, no Atlântico Norte, o navio em que a família do Horatio estava, se chocou com um outro navio inglês e afundou em apenas 12 minutos. 226 pessoas morreram nesse naufrágio incluindo as quatro filhas de Horatio. Somente 90 pessoas sobreviveram, entre ela, Anna Spafford. Logo que chegou a um lugar seguro, após ter sido resgatada, Anna enviou um bilhete, no dia um de dezembro de 1873, para seu marido com uma triste mensagem “salva, porém só”. Imediatamente Horatio pegou um navio e foi ao encontro de sua esposa... Em um momento de sua viagem, Spafford foi avisado que estava passando perto do local onde suas filhas haviam morrido no acidente, e se sentiu profundamente comovido...

... Ele então voltou para sua cabine e começou a escrever: “Se paz a mais doce me deres gozar/ Se dor a mais forte sofrer/ Oh seja o que for, Tu me fazes saber/ Que feliz com Jesus sempre sou”.

Este belo hino foi escrito em um momento de muita dor. Mas ao mesmo tempo em um momento em que ele pôde sentir o conforto da paz que está acima de todo o entendimento humano, que só Cristo pode dar.

Independentemente de qualquer coisa: Não Temas: Crê somente.

Em João 14.27 Jesus nos diz: Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize”.

Repito em afirmar que em nossa vida não estamos imunes do sofrimento, no entanto digo que é muito melhor passá-lo nos braços de Cristo que nos diz: Não Temas: Crê somente.

Amém.