terça-feira, 17 de agosto de 2010

POR UM BRASIL VERDADEIRAMENTE FELIZ, FAÇAMOS DISCÍPULOS





INTRODUÇÃO

Ao ouvirmos dizer que o Brasil é um país cristão temos a percepção e a ênfase de nosso olhar missionário apenas para os campos longínquos. Fazer missões é ir para países não alcançados, é sustentar missionários que foram a lugares remotos, contudo a grande verdade é que nossa missão na pátria brasileira ainda não acabou, se é que acabará, a não ser com a volta de Cristo. Um pré-adolescente, doze anos, ao ser questionado na TRANS se tinha certeza de vida eterna ele respondeu: “Nunca ouvi falar sobre isto”. E ele perguntou o que seria isto?

Encontrar no Brasil uma pessoa de doze anos que desconhece a questão da continuidade da vida após a morte de alguma forma nos chama a atenção e nos questionarmos onde está a grande comissão na igreja evangélica brasileira?

Encontramos em Mateus 28.16-20 a seguinte verdade bíblica:

“16 Partiram, pois, os onze discípulos para a Galiléia, para o monte onde Jesus lhes designara.

17 Quando o viram, o adoraram; mas alguns duvidaram.

18 E, aproximando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra.

19 Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;

20 ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.

Esta é a grande comissão. E ao reler esta passagem perguntei-me: Para quem esta ordem foi dada?

A resposta está no texto. Os onze discípulos estavam lá. Esta comissão é para os discípulos. E partindo desta observação podemos afirmar que:

POR UM BRASIL VERDADEIRAMENTE FELIZ, SE FAZ NECESSÁRIO...

EM PREIMEIRO LUGAR: SER UM DISCÍPULO

Segundo a revista ECLÉSIA em 2020 mais de 50% da população brasileira será evangélica, mas o que é isto que estamos vivendo? Sinceramente não sei se fico feliz ou se choro, pois o fato é que quanto mais “evangélicos” temos em nossa nação, mais escândalos envolvendo membros de igrejas nos são apresentados.

Mais do que nunca se faz necessário diferenciarmos a multidão dos discípulos de Cristo.

Dentre as diferenças posso citar onze:

· O crente espera pães e peixes; o discípulo é um pescador.

· O crente luta por crescer; o discípulo luta para reproduzir-se.

· O crente se ganha; o discípulo se faz.

· O crente depende dos afagos de seu pastor; o discípulo está determinado a servir a Deus.

· O crente gosta de elogios; o discípulo do sacrifício vivo.

· O crente entrega parte de suas finanças; o discípulo entrega toda a sua vida.

· O crente reclama e murmura; o discípulo obedece e nega-se a si mesmo.

· O crente é condicionado pelas circunstâncias; o discípulo as aproveita para exercer a sua fé.

· O crente exige que os outros o visitem; o discípulo visita.

· O crente busca na palavra promessas para a sua vida; o discípulo busca vida para receber as promessas da Palavra.

· O crente pensa em si mesmo; o discípulo pensa nos outros.

Então pergunto: que significa ser discípulo hoje?

Baseado na afirmação de Jesus, que se encontra em João 8.31:

“Dizia, pois, Jesus aos judeus que nele creram: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sois meus discípulos”;

Podemos afirmar que:

1.1 Ser discípulo é permanecer na Palavra de Jesus.

Mas como permanecer se não conhecer?

Por isto se faz necessário o estudo da palavra de Deus. O estudo da bíblia. Aquele que

1.2 Ser discípulos nos torna obedientes

Uma vez que nos deparamos com a palavra de Deus não nos resta alternativa a não ser obedecer.

A própria palavra nos confronta e uma vez que somos de Deus obedecemos, caso contrário fugimos desta palavra.

POR UM BRASIL VERDADEIRAMENTE FELIZ, SE FAZ NECESSÁRIO...

EM SENGUNDO LUGAR DAR OUVIDO À VOZ DE JESUS

No verso dezesseis encontramos o relato de que os onze discípulos partiram para a Galiléia, para o monte onde Jesus lhes designara.

Eles foram pelo fato de terem ouvido a voz de Jesus. Deram ouvidos a Jesus.

Baseado nos relatos bíblicos podemos afirmar que:

2.1 As nações são abençoadas quando ouvimos a voz de Deus

“e em tua descendência serão benditas todas as nações da terra; porquanto obedeceste à minha voz”.

Gênesis 22.18

Abraão ouviu a voz de Deus e saiu da casa de seus parentes. Ouviu a voz de Deus e foi ao monte para sacrificar seu filho. Ouviu a voz de Deus e no momento certo não sacrificou seu filho. Por isto precisamos ser sensíveis à vos de Deus e esta sensibilidade só é possível através do relacionamento com ele.

Abraão deu ouvidos a Deus e por isto as nações foram abençoadas. Se dermos mais ouvidos a Deus tanto nossa nação como outras também serão abençoadas.

2.2 Nossa ignorância para com a voz de Deus nos impede de sermos discipuladores.

Um dos alertas que encontramos na carta aos hebreus é:

Hebreus 3.7-8

7 Pelo que, como diz o Espírito Santo: Hoje, se ouvirdes a sua voz,

8 não endureçais os vossos corações, como na provocação, no dia da tentação no deserto,

Hebreus 3:15

15 enquanto se diz: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações, como na provocação;

Hebreus 4:7

7 determina outra vez um certo dia, Hoje, dizendo por Davi, depois de tanto tempo, como antes fora dito: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações.

O autor da carta afirma que é pelo problema de ouvir a voz de Deus é que ainda não nos tornamos mestres, então ao invés de nos tornamos discipuladores ficamos sempre queremos esperar que alguém fique nos mimando.

Hebreus 5:11-14

11 Sobre isso temos muito que dizer, mas de difícil interpretação, porquanto vos tornastes tardios em ouvir.

12 Porque, devendo já ser mestres em razão do tempo, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar os princípios elementares dos oráculos de Deus, e vos haveis feito tais que precisais de leite, e não de alimento sólido.

13 Ora, qualquer que se alimenta de leite é inexperiente na palavra da justiça, pois é criança;

14 mas o alimento sólido é para os adultos, os quais têm, pela prática, as faculdades exercitadas para discernir tanto o bem como o mal.

POR UM BRASIL VERDADEIRAMENTE FELIZ, SE FAZ NECESSÁRIO...

EM TERCEIRO LUGAR PRECISAMOS SAÍR DA ZONA DE CONFORTO

3.1 Fazer discípulo requer tempo.

Jesus passou três anos de ministério com seus discípulos. Três anos sendo 24 horas por dia isto significa que foram [3(anos)x365(dias)x24(horas)] =26.280 horas de discipulado. Se pensarmos em discipulado hoje investindo uma hora por dia gastaremos [26.280(horas)/ 1(hora)365(dias)] =72 anos para ter o mesmo tempo que Jesus teve com seus discípulos. Agora se pensarmos em uma hora por semana [26.280(horas)/ 1(hora)52(semana)]=505,3846 anos são suficientes. Mas para quem não tem muito tempo para as pessoas, apenas dez minutos por semana precisa viver [26.280(horas)x60(minutos)/ 10(minutos)x52(semana)] =3.032,3077 anos para dar conta.

3.2 Fazer discípulo é passar vida para vida.

João 17.18-23

18 Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviarei ao mundo.

19 E por eles eu me santifico, para que também eles sejam santificados na verdade.

20 E rogo não somente por estes, mas também por aqueles que pela sua palavra hão de crer em mim;

21 para que todos sejam um; assim como tu, ó Pai, és em mim, e eu em ti, que também eles sejam um em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste.

22 E eu lhes dei a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um;

23 eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, a fim de que o mundo conheça que tu me enviaste, e que os amaste a eles, assim como me amaste a mim.

Jesus primeiramente afirma que nos dá a mesma missão que recebeu de Seu pai e, além disso, afirma que nos deu sua glória. Ele transferia vida para cada um de nós que se tornou discípulo dele.

Quem pensa que discipulado se resume a uma classe de escola bíblica dominical está redondamente equivocado.

É preciso mais do que nunca assumirmos como igreja, como discípulos de Jesus Cristo nossa responsabilidade de onde quer que estejamos INDO, façamos discípulos.

Mensagem pregada na PIB em Jacarepaguá em 15 de agosto de 2010

Roosevelt Arantes da Silva

Nenhum comentário: