sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Lições do Getsêmani (2)

“Setai-vos aqui”.
(Mateus 26.36a)

Como deve ser duro ouvir do próprio Jesus Cristo a seguinte expressão “sentai-vos aqui”, mas é exatamente o que muitos tem ouvido do Senhor. Esta expressão indica uma escalação pessoal para o banco de reserva.
Essa palavra mostra que Jesus não está podendo contar com esta pessoa para a obra redentora do mundo. A verdade é que Jesus conta conosco para isto. A partir do momento que somos reconciliados com Cristo somos comissionados para o ministério da reconciliação. Foi o que Paulo disse em 1 Coríntios 5.17 e 18 “E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas. Ora, tudo provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação,”. Sendo assim, no momento em que recebemos esta palavra “sentai-vos aqui” do Senhor é porque alguma coisa está errada.
Pior do que saber que alguns estão ouvindo de Jesus esta palavra é saber que alguns estão se auto escalando para o banco de reserva. Cada vez mais cresce o número de crentes que estão se acomodando e fazendo dos encontros dominicais apenas um momento de encontros onde seu espírito é reabastecido, no entanto não está e nem deseja estar envolvido com os trabalhos da igreja (talvez porque o trabalho que as igrejas estão realizando não sejam necessariamente o ministério da reconciliação que Jesus nos confiou, mas isto é outro assunto). Sendo assim preferem ficar quietinhos no banco de reservas.
Estamos modificando a bíblia e ao invés de falarmos como Paulo: “Combati o bom combate, COMPLETEI a carreira, guardei a fé.”(2º Tm 4.7), estamos falando, “Combati o bom combate, DESISTI da carreira, guardei a fé”.
Faça uma reflexão de sua vida cristã e responda se você está sendo um real cumpridor (não das atividades da igreja) do ministério da reconciliação que Deus colocou em tuas mãos, ou estás escalado para o banco de reserva.
Diga para você e para Jesus: Senhor conta comigo!!!

(Fonte: Meditações de Roosevelt Arantes)
02/02/2010

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Lições do Getsêmani (1)







03 de Dezembro


“Setai-vos aqui, enquanto eu vou ali orar”.
(Mateus 26.36a)

O que você faria se estivesse prestes a ser traído por um componente de sua equipe ministerial e ao mesmo tempo você soubesse que não deveria fazer nada para evitar isso? O que você faria se soubesse que dentro de algumas horas, por conta desta traição você seria entregue à morte? Como você se comportaria nesta situação? Quais seriam seus últimos atos?
Exatamente no Getsêmani encontramos as últimas atitudes de Jesus para com a sua equipe, seus discípulos. Encontramos, no Getsêmani, um dos trechos mais emocionantes da vida de Jesus Cristo. Um momento em que percebemos com maior apropriação sua humanidade. É nesse momento também que podemos perceber algumas características interessantes do relacionamento de Cristo com seus discípulos.
Todos sabemos que entre Jesus e os seus discípulos havia níveis de relacionamentos. Dos doze, haviam três com quem Jesus tinha mais intimidade. Eram aqueles que eram ousados, desprendidos, cheios de falhas como os outros, mas para os outros oito discípulos Jesus diz:
“Sentai-vos aqui, enquanto eu vou ali orar”. (v-36)
A maior parte do grupo de Jesus, a maior parte da equipe de Jesus não foi convidada a participar de um dos seus momentos de maior sofrimento. No momento mais difícil Jesus não contou com todos dos seu grupo.
Ao mesmo tempo que podemos aprender uma grande lição para as nossas vidas, podemos também realizar uma grande reflexão.
Podemos aprender que não devemos revelar nossa fragilidade a todas as pessoas. Precisamos de um grupo menor, dentre a equipe que nos rodeia, com quem devamos expor nossas angustias. Jesus convocou doze discípulos para andar com ele, mas em certo momento de sua vida, o momento de maior intimidade, de maior sensibilidade ele disse a oito dos doze, “sentai-vos aqui”.
Quantas vezes em nossa vida vivenciamos períodos de angustias e queremos que todos nos ouçam, que todos vejam nosso sofrimento e se sensibilizem? Contudo Jesus nos ensina que nem todos devem conhecer nossa fragilidade. Em determinado momento de nossas vidas precisaremos dizer, para alguns, sentai-vos aqui, ou seja, este é o limite de nossa intimidade. E assim, só para uns poucos apresentaremos o que nos angustia.
Todavia esta mesma palavra de Jesus nos leva à seguinte reflexão: Eu faço parte do grupo dos oito, a maioria, ou faço parte dos três, a minoria com quem Jesus contou? Tenho eu sido um discípulo para quem Jesus está contando seus anseios e suas angustias? Os discípulos com quem Jesus conta são aqueles com quem ele sabe que valerá a pena participar seus sofrimentos.
Olhando para o mundo ao nosso redor percebo muito sofrimento e muita angustia. Creio que tudo isso também angustia o coração de Deus. Mas alguns não conseguem enxergar isso. Talvez porque Jesus não lhes tem revelado sua angustia, já que de nada adianta, pois estes só querem ouvir a palavra “Sentai-vos aqui, enquanto eu vou ali orar” e assim descansar. Afinal a obra de Deus é desgastante, não é verdade!?
(Fonte: Meditações de Roosevelt Arantes)
03/12/2009