Na última quarta-feira noticio-se na internet a seguinte informação: "Veterinários tiram 13 kg de pelo de cão no Reino Unido". A manchete dizia que Veterinários de uma entidade de animais removeram 13 quilos de pelo de um cão, na cidade de Godmanchester, no Reino Unido. O bicho mal conseguia caminhar devido ao peso da pelagem, que estava emaranhada. O cachorro tem aproximadamente dez anos de idade e ganhou o nome de “Floyd”.
Este fato nos faz pensar quantas coisas nos impedem de desenvolvermos nossa vida cristã. O autor aos hebreus convocou-nos para que "deixemos todo embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com perseverança a carreira que nos está proposta" imaginando, talvez, que assim como Floyd precisou aparar seus pelos, nós precisamos nos desprender das coisas que nos impeça de caminhar rumo a Jesus Cristo. Floyd é um animal irracional, precisou de alguém que fizesse isto por ele. Nós temos a consciência e a liberdade para decidirmos se queremos ou não crescermos como discípulos de Jesus.
Este cachorro foi abandonado, por isso teve seus pelos exageradamente crescidos. Por outro lado nós não podemos abandonar nossa espiritualidade a pondo de deixar que o pecado nos domine.
Mas o autor aos hebreus não fica apenas na convocação. Ele nos dá uma dica importantíssima afirmando que podemos fazer esta tosa espiritual "olhando firmemente para Jesus Cristo, autor e consumador de nossa fé". Este olhar significa ter Jesus como alvo. Alvo de nossas escolhas. Alvo de nossas atitudes. Alvo de nossas vidas.
Sendo assim, antes que o pecado nos impeça de darmos um passo à frente, corramos para Jesus Cristo para nos desprendermos de todo pecado que nos rodeia.
Roosevelt Arantes, pr