quinta-feira, 31 de julho de 2008

UMA CONVERSA NO TRAVESSEIRO


Irai-vos e não pequeis; consultai no travesseiro o coração e sossegai.

Em paz me deito e logo pego no sono, porque, SENHOR, só tu me fazes repousar seguro.

Salmo 4:4 e 8.

O HOMEM SEM DEUS É UM HOMEM CORROMPIDO

No domingo passado fui surpreendido por um chamado de um colega de seminário por volta das 22:30h, pois havia batido e seu carro. Ao chegar no local ficamos muitos assustados, pois além de uma viatura da polícia lá estavam duas ambulância e o que pensávamos que seria algo de conseqüências leve nos pareceu de um grau muito maior. Nossos corações ficaram muito mais inquietados ao ver Miriam, a esposa do nosso amigo seminarista João Batista, dentro da ambulância. Graças a Deus o ferimento sofrido por ela não foi tão grave, o que não nos deixou menos tranqüilo, pois ainda havia muita coisa a se resolver. Em meio a tudo isso um dos policiais que estava na viatura da polícia que estava ali conosco começou a nos pressionar para pagarmos algo para ele. Enquanto estávamos preocupados com a saúde física e emocional de nossos irmãos um dos policias se aproveita do momento para tentar conseguir dinheiro naquilo em que ele deveria estar fazendo apenas por obrigação.

Há um tempo nós brasileiros temos sido impactados por uma série de escândalos espelhados na nossa liderança política. Se é de hoje a corrupção, ou se vem de longas datas não é cerne de nossa mensagem o que está em cheque é o estado em que se encontra o ser humano hoje.

Escândalo do mensalão, escândalo da sanguessuga, escândalo entre líderes que se dizem evangélicos, escândalo na venda da Varig.

Esses e outros centenas de escândalos não divulgados fazem parte da realidade brasileira e reforçam o que diz a Palavra de Deus de que o homem está corrompido.

Se pararmos para refletir, perceberemos que aqueles que estão em destaque, e por isso nos escandalizamos, são pessoas que emergiram da própria sociedade, no nosso caso da sociedade brasileira.

Logo podemos concluir que temos líderes corruptos, por que temos uma sociedade corrupta. Temos uma sociedade corrupta, por que temos famílias corruptas. Temos famílias corruptas, porque somos corruptos.

Diante disso você pode até dizer: Eu não sou corrupto. Mas a bíblia afirma:

“Do céu olha o SENHOR para os filhos dos homens, para ver se há quem entenda se há quem busque a Deus. Todos se extraviaram e juntamente se corromperam; não há quem faça o bem, não há nem um sequer”. - Salmo 14:2-3.

Diante disso, e baseado no que o salmista Davi escreveu no salmo quarto, quero convidar-vos a realizar uma conversa no travesseiro. Disse o salmista:

Responde-me quando clamo, ó Deus da minha justiça; tem misericórdia de mim e ouve a minha oração.
Ó homens, até quando tornareis em vexame, e amareis a vaidade, e buscareis a mentira?
Sabei, porém, que o Senhor distingui para si o piedoso; o senhor me ouve quando eu clamo por ele.
Irai-vos e não pequeis; consultai o travesseiro e sossegai.
Oferecei sacrifícios de justiça e confiai no Senhor.
Há muitos que dizem: Quem nos dará a conhecer o em? Senhor levanta sobre nós a luz do teu rosto.
Mais alegria me puseste no coração do que a alegria deles, quando lhes há fartura de cereal e de vinho.
Em paz me deito e logo pego no sono, porque, Senhor, só tu me fazes repousar seguro.

Salmo 4

Como está o teu coração ao repousar no travesseiro?

Irai-vos e não pequeis; consultai no travesseiro o coração e sossegai.
Em paz me deito e logo pego no sono, porque, SENHOR, só tu me fazes repousar seguro.

Salmo 4:4 e 8.

Ainda nos dias de hoje com tanto entretenimento, tantas coisas que poderia trazer felicidade, tranqüilidade e "paz" aos homens os índices de suicídios são assustadores e então nos perguntamos por que isso acontece?

Índices de Suicídios no Brasil e no Mundo

Suicídios no mundo:

  • No mundo suicidam-se diariamente 2000 pessoas.*
  • Nos Estados Unidos são 30.000 suicídios por ano (quase 100 por dia).
  • No geral, 7% dos suicidas sofrem de dependência alcoólica.
  • Aproximadamente 90% de quem tenta, avisa antes.
  • Em torno de 70% dos suicídios ocorrem em decorrência de uma fase depressiva.
  • Quem já fez uma tentativa, tem 30% mais chances de repetir do que quem nunca tentou.

* Esses valores podem ser bem maiores, pois muitos casos de suicídios são considerados acidentes.

No Brasil:

  • Entre 1989 e 1998 os suicídios aumentaram 56,9%.
  • O índice brasileiro é de 4,9 suicídios para cada grupo de 100 mil habitantes.
  • O Rio Grande do Sul possui os índices mais altos: 11 para cada grupo de 100 mil habitantes.
  • Porto Alegre é a capital com maior taxa de suicídios (11,9/100 mil).
  • Entre 1993 e 1998, o número de jovens que tentaram o suicídio aumentou 40%.
  • Em 1997 quase 1.500 jovens tentaram se matar no Brasil.

O grande índice de suicídios não está restrito a pessoas desprovidas de bens, muito pelo contrário a Suíça, um país desenvolvido, tem um dos maiores índices de suicídios do Planeta. Por que pessoas planejam e executam o termino de suas vidas? Não é uma questão de bens materiais é uma questão de falta de Deus. Essa falta de Deus causa uma angustia que invade o coração causando um grande sentimento de frustração. Alguém já disse e isso é bem real, que cada um de nós tem um vazio do tamanho de Deus e que só é preenchido por ele.

Como está o seu coração ao repousar no travesseiro?

O salmista Davi nos ensina em seu quarto salmo princípios para uma vida de paz.

1. Davi buscava ao Senhor Deus em oração.

O verso primeiro nos diz: “Responde-me quando clamo, ó Deus da minha justiça; tem misericórdia de mim e ouve a minha oração”.

No Salmo 5.3. O próprio Davi afirma “De manhã, Senhor, ouves a minha voz; de manhã te apresento a minha oração e fico esperando”. O que Davi buscava? Ele buscava resposta, buscava alívio na angustia e buscava a misericórdia divina. Ao dizer no verso segundo Ó homens, até quando tornareis em vexame, e amareis a vaidade, e buscareis a mentira?” O salmista nos mostra que diferente dele os homens (insensato) amam a vaidade e buscam a mentira.

2. Davi pertencia ao Senhor

Quando lemos o terceiro versoSabei, porém, que o Senhor distingui para si o piedoso; o Senhor me ouve quando eu clamo por ele”, podemos perceber que Davi podia ter uma vida de paz porque tinha plena consciência de que pertencia ao Senhor.

Paulo teve essa mesma consciência ao dizer em II Timóteo 2.19. “Entretanto, o firme fundamento de Deus permanece, tendo este selo: O SENHOR CONHACE OS QUE LHE PERTENCE”. Isso é algo que foi uma realidade em Davi foi uma realidade para Paulo e pode ser real para todo aquele que se entrega a Deus.

3. Davi se quebranta diante do Senhor.

Ao dizer no verso quintoOferecei sacrifícios de justiça e confiai no Senhor”. O salmista Davi nos convocando a confiar no Senhor oferecendo a Ele sacrifícios de justiça, ou seja, sacrifícios justificáveis. Mas que sacrifícios são esses? Em seu salmo 51 no verso 17 o próprio Davi diz “Sacrifícios agradáveis a Deus são o espírito quebrantado (HUMILHADO); coração compungido (CORTADO) e contrito (AJUELHADO), não o desprezarás, ó Deus”. Logo aprendemos que é necessário que nos quebrantemos diante do Senhor. Muitos ao invés de se quebrantarem andam ordenando ao Senhor como se Ele estivesse submisso às nossas vontades. Outros ao invés de se quebrantarem andam fazendo as coisas à sua própria maneira, como se pudessem escolher as melhores opções para suas próprias vidas. É preciso que nos humilhemos diante do Senhor. No verso sexto o salmista diz que Há muitos que dizem: Quem nos dará a conhecer o em? Senhor levanta sobre nós a luz do teu rosto”. Enquanto muitos que só questionam. Davi clama pela benevolência. Pedir que Deus levantasse a luz do Seu rosto sobre ele era clamar por benevolência, por salvação, assim como ele mesmo o fez no Salmo 31.16. “Faze resplandecer o teu rosto sobre o teu servo; salva-me por tua misericórdia”.

Diante dessas três atitudes de Davi, ele possuía uma alegria diferente das dos homens, como está descrito no verso sétimo Mais alegria me puseste no coração do que a alegria deles, quando lhes há fartura de cereal e de vinho”. Enquanto os homens vivem alegrias passageiras. Davi tem a alegria maior.

Por isso e só por isso Davi podia dizer: Em paz me deito e logo pego no sono, porque, Senhor, só tu me fazes repousar seguro”. (V.8)

Tudo isso fazia com que Davi tivesse:

Paz. Paz que só Jesus pode dar e é uma paz diferente da que o mundo dá. “Deixo-vos a Paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize”. João 14.27.

Sono tranqüilo. Davi só tinha esse sono tranqüilo porque tinha consciência de estar realizando os passos acima citados, por isso e só por isso ele nos desafia dizendo: “Irai-vos e não pequeis; consultai o travesseiro e sossegai”. Ele nos desafia, não porque nunca errou, visto que ele mesmo disse: “Enquanto calei os meus pecados, envelheceram os meus ossos pelos meus constantes gemidos todo dia. Porque a tua mão pesava dia e noite sobre mim, e o meu vigor se tornou em sequidão de estio. Confessei-te o meu pecado e a minha iniqüidade não mais ocultei. Disse: confessarei ao Senhor as minhas transgressões; e tu perdoastes a iniqüidade do meu pecado” Salmo 32.3-5, mas porque, mesmo tendo pecado, obteve perdão ao confessá-los a Deus.

Repouso Seguro. Já diz o ditado “quem não deve não teme”. O salmista tinha repouso seguro porque tinha a presença de Deus consigo. “Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam”. Salmo 23. 4

Assim como o salmista Davi denunciou a corrupção do homem “Do céu olha o SENHOR para os filhos dos homens, para ver se há quem entenda se há quem busque a Deus. Todos se extraviaram e juntamente se corromperam; não há quem faça o bem, não há nem um sequer”. - Salmo 14:2-3. O apóstolo Paulo também o faz em Romanos 3.10-12 “Como está escrito: Não há justo, nem um sequer, não há quem entenda, não há quem busque a Deus; todos se extraviaram, à uma se fizeram inúteis; não há quem faça o bem, não há nem um sequer”. Mas o diferencial é que ao continuarmos lendo a carta de Paulo encontramos a solução para a corrupção humana “Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo; por intermédio de quem obtivemos igualmente acesso, pela fé, a esta graça na qual estamos firmes; e gloriamo-nos na esperança da glória de Deus. Dificilmente, alguém morreria por um justo; pois poderá ser que pelo bom alguém se anime a morrer. Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores”. Romanos 5:1-2,7-8.

Por isso essa conversa no travesseiro só pode terminar com uma palavra do grande psicólogo Jesus Cristo que nos diz: “Vinde a mim todos vós que estás cansados e oprimidos e eu vos aliviarei, tomai sobre vós o meu julgo e aprendei de mim que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para vossas almas, porque meu jugo é suave e meu fardo é leve”. Mateus 11.28-30.

Que nós seres humanos somos corruptos e corrompidos somos, mas Davi nos ensina o que precisamos fazer para nos tornarmos pecadores justificados em Cristo Jesus. Faça isso o quanto antes, busque o senhor em oração, se entregue a Ele para que possa pertencer a Ele e quebrante-se sempre.

Amém

Mensagem pregada no 1º Culto da Primeira Igreja Batista do Coração De rio Doce, Olinda-PE, no dia 29 de junho de 2008,
pelo seminarista Roosevelt Arantes da Silva