sábado, 28 de novembro de 2015

40 DIAS BUSCANDO A VIDA EM CRISTO - 34º DIA – SÁBADO – Frutificando em toda boa obra

Por essa razão, desde o dia em que o ouvimos, não deixamos de orar por vocês e de pedir que sejam cheios do pleno conhecimento da vontade de Deus, com toda a sabedoria e entendimento espiritual. E isso para que vocês vivam de maneira digna do Senhor e em tudo possam agradá-lo, frutificando em toda boa obra” (Colossenses 1.9,10c). O pleno conhecimento da vontade de Deus é que nos possibilita vivermos FRUTIFICANDO EM TODA BOA OBRA. O fruto cristão não é algo que qualquer ser humano tem capacidade de produzir. Frutificar é o resultado natural do conhecimento da Vontade de Deus. À medida que você vai conhecendo a Vontade de Deus, por meio da Palavra, você frutifica. Conhecer a Vontade de Deus é se alimentar da Palavra e quanto mais cheio da Palavra mais frutos você produzirá. Aplicação Prática: Em sua leitura de hoje escreva uma frase para cada sentença: 1. Uma verdade espiritual que aprendi; 2. Um mandamento ou ordem que eu preciso cumprir; 3. Uma promessa em que eu posso confiar; 4. O que eu preciso mudar em minha vida. Ore: Peça a Deus para te ajudar a ouvir os seus discípulos. Ore por: Josué, Luciene, Ester, Sophia, Luiz e João. [Faltam 154 dias de oração para o próximo passo no Projeto de Estruturação Física de nossa igreja. Peça a Deus por todos os instrumentos musicais que serão usados no novo templo]. Leia em “Os Livros da Bíblia” das páginas 396-399.

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

40 DIAS BUSCANDO A VIDA EM CRISTO - 33º DIA – SEXTA – Agradando ao Senhor

Por essa razão, desde o dia em que o ouvimos, não deixamos de orar por vocês e de pedir que sejam cheios do pleno conhecimento da vontade de Deus, com toda a sabedoria e entendimento espiritual. E isso para que vocês vivam de maneira digna do Senhor e em tudo possam agradá-lo” (Colossenses 1.9,10b). O pleno conhecimento da vontade de Deus é que nos possibilita vivermos de forma a AGRADAR AO SENHOR. Somente vivendo de modo digno do Senhor, sendo semelhante a Jesus você agrada a Deus. Não é o fato de ir semanalmente ao templo. Não é o fato de ser contribuinte. Só há possibilidade de se agradar a Deus de uma forma: agindo como Jesus. Aplicação Prática: Busque uma maneira de testemunhar de Jesus para alguém hoje. Ore: Peça a Deus para te ensine tocar no coração das pessoas. Ore pelos 4 oikos que se reúnem hoje. Ore por: Cleide, Camila, Mateus e Ana Caroline Pereira. [Faltam 155 dias de oração para o próximo passo no Projeto de Estruturação Física de nossa igreja. Peça a Deus por cada pessoa que trabalhará nos ministérios da nossa igreja]. Leia em “Os Livros da Bíblia” das páginas 392-395.

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

40 DIAS BUSCANDO A VIDA EM CRISTO - 32º DIA – QUINTA – Vivendo de modo digno

Por essa razão, desde o dia em que o ouvimos, não deixamos de orar por vocês e de pedir que sejam cheios do pleno conhecimento da vontade de Deus, com toda a sabedoria e entendimento espiritual. E isso para que vocês vivam de maneira digna do Senhor” (Colossenses 1.9,10a). Paulo fala de uma oração incessante. O pedido é: que transbordeis de pleno conhecimento da sua vontade, em toda sabedoria e entendimento espiritual. O pleno conhecimento da vontade de Deus é que nos possibilita vivermos de MODO DIGNO DO SENHOR. Ou seja, digno de um cristão. Quer dizer que à medida em que eu conheço a vontade de Deus eu vou agindo, vivendo, procedendo mais e mais semelhante a Jesus e isto me torna digno no Senhor. Aplicação Prática: Busque conhecer mais a vontade de Deus por meio de Sua Palavra. Leve um visitante para o seu oikos hoje. Ore: Peça a Deus que te dê mais e mais amor para estar com seus discípulos. Ore pelos 10 Oikos/PGM’s de nossa igreja que se encontrarão hoje. Ore por: Inêz Pereira. [Faltam 156 dias de oração para o próximo passo no Projeto de Estruturação Física de nossa igreja. Peça a Deus por todas as pessoas que serão contratadas para a construção dos prédios]. Leia em “Os Livros da Bíblia” das páginas 389-391.

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

40 DIAS BUSCANDO A VIDA EM CRISTO - 31º DIA – QUARTA – A esperança que fundamenta nossas ações

temos ouvido falar da fé que vocês têm em Cristo Jesus e do amor por todos os santos, por causa da esperança que lhes está reservada nos céus, a respeito da qual vocês ouviram por meio da palavra da verdade, o evangelho que chegou até vocês” (Colossenses 1.4,6a). A fé e o amor estavam alicerçados na esperança da igreja naquilo que está preparado nos céus. A vida cristã só faz sentido quando temos plena convicção que há mais do que o aqui e agora. A ousadia para se viver em Cristo expressando o Seu caráter em nosso dia a dia surge da convicção de que Deus tem preparado um céu para nós. Aplicação Prática: Se você crê no que Deus tem para você no céu, então exercite sua fé investindo algo seu em outra pessoa como prova do seu amor. Ore: Peça a Deus que sua fé e o seu amor sejam concretos. Ore pelas pessoas de nossos bairros que precisam de salvação. Ore pelos 2 oikos que se reúnem hoje. Ore por: Zilma Roberti e Família. [Faltam 157 dias de oração para o próximo passo no Projeto de Estruturação Física de nossa igreja. Peça a Deus por cada voluntário que trabalhará nesta obra]. Leia em “Os Livros da Bíblia” das páginas 385-388.

40 DIAS BUSCANDO A VIDA EM CRISTO - 30º DIA - TERÇA – EM CONFORMIDADE COM A PALAVRA

temos ouvido falar da fé que vocês têm em Cristo Jesus e do amor por todos os santos” (Colossenses 1.4). A fé dos irmãos em Colossos chegou aos ouvidos de Paulo. A fé em Cristo Jesus reflete em algo mensurável. A fé não se resume a um sentimento. Ela se expressa em uma vida em conformidade com a Palavra de Deus. Por viver em Cristo o amor dos irmãos de Colossos não era apenas um sentimento. Era visível, notório. Aplicação Prática: Ter fé é viver em conformidade com a Palavra de Deus. Na sua leitura bíblica de hoje escreva uma frase para cada sentença: 1. Uma verdade espiritual que aprendi; 2. Um mandamento ou ordem que eu preciso cumprir; 3. Uma promessa em que eu posso confiar; 4. O que eu preciso mudar em minha vida. Ore: Peça a Deus que sua vida a cada dia mais esteja em conformidade com a Palavra de Deus. Ore pera que Deus te levante como líder para multiplicar discípulos para o Senhor Jesus. Ore por: Francisco Lissarine, Sabrina e Emanuelle. [Faltam 158 dias de oração para o próximo passo no Projeto de Estruturação Física de nossa igreja. Peça a Deus por toda documentação necessária para a execução da obra]. Leia em “Os Livros da Bíblia” das páginas 381-384.

40 DIAS BUSCANDO A VIDA EM CRISTO - 29º DIA - SEGUNDA – GRATO POR SER IGREJA

Sempre agradecemos a Deus, o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, quando oramos por vocês” (Colossenses 1.3). Viver em Cristo é ser grato pelo privilégio de ser igreja. Uma das realidades experimentadas por aqueles que estão em Cristo é o fato de se tornarem parte da família de Deus, a igreja. Mas isso deve ter uma implicação real no nosso dia a dia. O apóstolo Paulo sempre agradecia a Deus pela igreja de colosso em oração. Quero desafiar você hoje a ser grato a Deus por sua igreja. Aplicação Prática: Entre em contato com 3 pessoas da igreja e diga para elas o quanto você é feliz por fazer parte da mesma família cristã que elas. Ore: Agradeça a Deus por nossa igreja. Ore por ela; apresente, em oração, todas as pessoas da igreja que você se lembrar. Ore por: Cleudir, Andrea, Felipe, Thiago (Em especial pela saúde dele) e Taís. [Faltam 159 dias de oração para o próximo passo no Projeto de Estruturação Física de nossa igreja. Peça a Deus pela elaboração do projeto por parte do setor de arquitetura]. Leia em “Os Livros da Bíblia” das páginas 377-380.

40 DIAS BUSCANDO A VIDA EM CRISTO - 28º - DOMINGO – Vivendo o perdão em Cristo

“Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis de modo digno da vocação a que fostes chamados...Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou" (Efésios 4.1,32): Somos chamados para andar de modo digno do evangelho, isto significa perdoar como Deus nos perdoa. Viver de modo digno é agir como Jesus age. Deus nos perdoou entregando Seu filho para morrer por nós. Será que esta atitude já não é suficiente para nós estarmos dispostos até a morrer para que a comunhão do Reino seja estabelecida em nossos relacionamentos? Precisamos perdoar como Deus perdoou. Aplicação Prática: Convide a pessoa que você tem investido para agregar à igreja, para estar no culto de hoje. Assuma o compromisso de durante o culto acolher os visitantes. Ore: Jesus, eu viverei a Tua vontade liberando o perdão assim como o Senhor me perdoou. Peça para Deus tirar todo impedimento que possa te atrapalhar para ouvi-Lo hoje. Peça a Deus por um avivamento em nossa igreja. Ore por: Edson e Ricarda/ Graça. [Faltam 160 dias de oração para o próximo passo no Projeto de Estruturação Física de nossa igreja. Peça a Deus por todas as pessoas que trabalharão na construção dos prédios]. Leia em “Os Livros da Bíblia” das páginas 373-376.

40 DIAS BUSCANDO A VIDA EM CRISTO - 27º DIA – SÁBADO – Vivendo em comunhão

“Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis de modo digno da vocação a que fostes chamados...esforçando-vos diligentemente por preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz" (Efésios 4.1,3): Somos chamados para andar de modo digno do evangelho, isto significa preservar a unidade do Espírito no vínculo da Paz. Dizer que é fácil conviver em igreja, é realmente crer no que o Espírito pode fazer. Acreditar que podemos produzir a comunhão da igreja é ignorar a nossa natureza humana. A comunhão da igreja é fruto do Espírito Santo, mas é resultado do esforço de cada crente em se deixar ser usado pelo Espírito. Se desejas viver em comunhão, então permita que o Espírito aja em você, Busque intimidade com Ele. Aplicação Prática: Faça contato com outras pessoas do Seu PGM. Diga a elas o quanto é importante estar servindo a Deus com elas. Ore: Jesus, dai-me força para viver aquilo que o Espírito deseja que eu viva. Ore pela Escola Bíblica de Férias. Ore por: Lúcio e Tânia Lúcio. [Faltam 161 dias de oração para o próximo passo no Projeto de Estruturação Física de nossa igreja. Peça a Deus que nos dê a Sua visão para os ministérios da igreja]. Leia em “Os Livros da Bíblia” das páginas 369-372.

40 DIAS BUSCANDO A VIDA EM CRISTO - 26º DIA – SEXTA – Dando suporte aos outros

“Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis de modo digno da vocação a que fostes chamados...suportando-vos uns aos outros" (Efésios 4.1,2): Somos chamados para andar de modo digno do evangelho, isto significa suportar uns aos outros. Viver o cristianismo é se comprometer com o outro. Se igreja encontrando-se apenas nos cultos é muito fácil, mas isto não é cristianismo. Cristianismo é se comprometer. Cristianismo é ter tudo em comum. É chorar com os que choram e alegrar com os que se alegram. Suportar é dar suporte, é estar sempre disponível a ajudar o outro. Aplicação Prática. Entre em contato com a pessoa que você levou ao PGM. Agradeça sua visita e diga o quanto ela é importante para você. Ore: Jesus, ajuda-me a servir aos meus irmãos. Ore pelas famílias de nossa igreja. Que cada família seja protegida pelo Senhor. Ore por: Djavan e Narriman. [Faltam 162 dias de oração para o próximo passo no Projeto de Estruturação Física de nossa igreja. Peça a Deus que envie pessoas para cada ministério da igreja]. Leia em “Os Livros da Bíblia” das páginas 365-368.

40 DIAS BUSCANDO A VIDA EM CRISTO - 25º DIA – QUINTA – Aprofundando relacionamentos

“Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis de modo digno da vocação a que fostes chamados...com toda longanimidade" (Efésios 4.1,2): Somos chamados para andar de modo digno do evangelho, isto significa nos relacionarmos com longanimidade. Longanimidade é a capacidade de suportar contrariedades por outros, é a capacidade de pensar antes de agir. Deste modo, demonstramos paciência e perseverança. Uma vez que nos rendemos a Jesus, recebemos o privilégio de ser igreja. Neste privilégio está incluso a responsabilidade de nos relacionarmos com os irmãos de forma profunda. Para este relacionamento ser vivido da forma que Deus deseja é preciso longanimidade. Aplicação Prática: Hoje convide alguém para comer em sua casa algum que vocês combinarem. Convide a pessoa para ir ao seu oikos. Ore: Jesus, ajuda-me a ser longânimo em meus relacionamentos. Ore pelos 11 Oikos que se reunirão hoje. Que Deus possa se manifestar em cada um delas. Ore por cada líder, ore pelas famílias que hospedam os oikos. Ore por: Euceli, Leandro e Ana Caroline. [Faltam 163 dias de oração para o próximo passo no Projeto de Estruturação Física de nossa igreja. Peça a Deus por todos os materiais necessários para os ministérios]. Leia em “Os Livros da Bíblia” das páginas 359-364.

40 DIAS BUSCANDO A VIDA EM CRISTO - 24º DIA – QUARTA – Vivendo em mansidão

“Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis de modo digno da vocação a que fostes chamados...com toda mansidão" (Efésios 4.1,2): Somos chamados para andar de modo digno do evangelho, isto significa andar com mansidão. Os mansos são aqueles que se dobram à vontade de Deus. Viver de modo digno do evangelho é estar constantemente buscando saber qual é a direção de Deus para cada parte de sua vida. Ser manso é agir como Jesus agia em todas as coisas. Ele mesmo disse: "aprendei de mim que sou manso" (Mateus 11.29). Aplicação Prática: Procure alguém para você compartilhar o evangelho de Jesus hoje em cumprimento à vontade de Deus. Ore: Jesus, ensina-me a agir como o Senhor agiria em cada momento de minha vida. Ore pela formação de novos líderes em nossa igreja. Ore pelos 2 Oikos que se reúnem hoje. Ore por: Neto, Priscila, Gabriel e Sofia. [Faltam 164 dias de oração para o próximo passo no Projeto de Estruturação Física de nossa igreja. Peça a Deus por todos os materiais necessários para a mobília dos prédios]. Leia em “Os Livros da Bíblia” das páginas 355-358.

40 DIAS BUSCANDO A VIDA EM CRISTO - 23º DIA – TERÇA – Vivendo em humildade

“Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis de modo digno da vocação a que fostes chamados...com toda a humildade" (Efésios 4.1,2): Somos chamados para andar de modo digno do evangelho, isto significa andar com toda a humildade. Andar em humildade é estar disposto a se humilhar. Jesus disse que "todo o que se exalta será humilhado; mas o que se humilha será exaltado (Lucas 18.14). Sendo assim viver o cristianismo é se humilhar. Quem quer isso? Somente quem teve um encontro com Jesus, pois tem a coragem de deixar o que aparentemente lhe dá alegria para viver o que realmente vale a pena, ou seja, aquilo que a Bíblia ensina. Aplicação Prática: Sirva outra pessoa. Ore: Jesus, ajuda-me a me humilhar diante dos outros. Ore pelo discipulado em nossa igreja. Ore por: Pablo, Tatiane, Daniel e Mª Luysa. [Faltam 165 dias de oração para o próximo passo no Projeto de Estruturação Física de nossa igreja. Peça a Deus por todos os materiais necessários para o acabamento dos prédios]. Leia em “Os Livros da Bíblia” das páginas 350-354.

40 DIAS BUSCANDO A VIDA EM CRISTO - 22º DIA – SEGUNDA – Vivendo como filho de Deus

“Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis de modo digno da vocação a que fostes chamados" (Efésios 4.1): Você é chamado para viver de modo digno para o qual foi chamado. Andar de modo digno no Senhor. Isto significa viver de tal modo exemplar que o mundo não possa negar que você é filho de Deus. Suas palavras, suas devem demonstrar sua filiação a Deus de tal forma que as pessoas desejem viver como você vive. Aplicação Prática: Faça com que hoje todas as suas palavras sejam abençoadoras para outras pessoas. Ore: Jesus, que em cada momento da minha vida, que em cada situação eu escolha agir como o Senhor agiria. Ore pela igreja, apresente ao Senhor os membros da nossa Igreja, peça ao Senhor que continue nos dando a Sua Visão. Ore por David e Wilmeli. [Faltam 166 dias de oração para o próximo passo no Projeto de Estruturação Física de nossa igreja. Peça a Deus por todos os materiais necessários para a construção dos prédios]. Leia em “Os Livros da Bíblia” das páginas 346-349.

40 DIAS BUSCANDO A VIDA EM CRISTO - 21º DIA – Domingo – Relacionar (7): Escrevendo Hebreus 11

Deus havia planejado algo melhor para nós, para que conosco fossem eles aperfeiçoados.” (Hebreus 11.40). Somos responsáveis em escrever a continuidade do capítulo 11 de Hebreus. Você tem escrito uma história de fé? Uma vida consciente da eternidade busca uma vida pela fé que não tem medo do futuro e por isso se dedica completamente para o engrandecimento do Reino de Deus. Aplicação Prática: Busque levar alguém do seu cartão alvo de oração para o culto dessa noite. Ore: Peça a Deus que te use como instrumento para levar pessoas a Ele. Ore por um avivamento. Ore por: Cassius Eduardo (Du), Eliene, Alexandre e Duda. [Faltam 167 dias de oração para o próximo passo no Projeto de Estruturação Física de nossa igreja. Peça a Deus que nossa estrutura física seja um catalisador para o discipulado]. Leia em “Os Livros da Bíblia” das páginas 342-345.

40 DIAS BUSCANDO A VIDA EM CRISTO - 20º DIA – Sábado – Vivendo para a eternidade (6): Sendo agradável a Deus

“Em vez disso, esperavam eles uma pátria melhor, isto é, a pátria celestial. Por essa razão Deus não se envergonha de ser chamado o Deus deles, pois preparou-lhes uma cidade.” (Hebreus 11.16). Deus não se envergonha daqueles que vivem pela fé. Não se envergonha de ser chamado seu Deus. Contudo, o contexto evangélico de nosso país tem feito Deus se envergonhar de ser chamado Deus de alguns que se dizem evangélicos. A reflexão de hoje é: à luz da Bíblia, Deus tem se agradado de você ou se envergonhado por você dizer que Ele é seu Deus? Uma vida consciente da eternidade é uma testemunha viva de que Deus é real. Aplicação Prática: Uma maneira de agradar a Deus é investir sua vida na vida de outras pessoas. Seja um discipulador. Ore: Peça a Deus que te use para ganhar e cuidar de vidas. Ore pelas crianças e adolescentes de nossa igreja. Ore por: Sabrina Gomes e Rodrigo (seu esposo). [Faltam 168 dias de oração para o próximo passo no Projeto de Estruturação Física de nossa igreja. Peça a Deus que nossa estrutura física sirva para atender muitas pessoas excluídas]. Leia em “Os Livros da Bíblia” das páginas 338-341.

40 DIAS BUSCANDO A VIDA EM CRISTO - 19º DIA – Sexta-feira – Vivendo para a eternidade (5): Buscando uma pátria

“Todos estes ainda viveram pela fé, e morreram sem receber o que tinha sido prometido; viram-nas de longe e de longe as saudaram, reconhecendo que eram estrangeiros e peregrinos na terra. Os que assim falam mostram que estão buscando uma pátria.” (Hebreus 11.13,14). Grande parte de nosso tempo de vida é investido para a construção de coisas terrenas e passageiras. Uma vida consciente da eternidade não é assim. No nosso tempo temos visto uma crise migratória que tem levado milhares de pessoas saírem de seus países em busca de uma pátria. Por ter certeza de que a pátria que eles buscam é melhor do que a que estão, os imigrantes arriscam suas vidas para alcançar essa nova pátria. A questão a se pensar hoje é: Eu tenho almejado a pátria celeste de forma tão intensa que demonstre que eu creio que lá é muito melhor do que aqui, ou minha vida está mais concentrada nas coisas terrenas? Quem tem consciência da eternidade aplica sua vida, seu tempo e seus bens na expansão do Reino de Deus. Aplicação Prática: Invista na multiplicação dos oikos em nossa cidade. Faça da sua casa um campo missionário. Ore: Peça a Deus para te usar com toda intensidade. Ore pelos 3 Oikos de hoje. Ore por: Marli, Agnes, Ana Sara e Laís. [Faltam 169 dias de oração para o próximo passo no Projeto de Estruturação Física de nossa igreja. Peça a Deus que nosso salão de festas seja um espaço para celebrações a Deus por tudo o que Ele é para nós]. Leia em “Os Livros da Bíblia” das páginas 334-337.

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

40 DIAS BUSCANDO A VIDA EM CRISTO - 18º DIA – Quinta-feira – Vivendo para a eternidade (4): A fé hoje

“Mas o meu justo viverá pela fé. E, se retroceder, não me agradarei dele” (Hebreus 10.38). Viver pela fé significa depender mais de Deus do que de nossas possibilidades. O capítulo 11 de Hebreus nos apresenta uma galeria de pessoas que viveram pela fé. A fé desses nossos irmãos não era subjetiva era concreta: “Pela fé Abel ofereceu...”; “Pela fé Enoque andou com Deus...”; “Pela fé, Noé construiu um arca...”; “Pela fé Abraão obedeceu...”; e por aí vai. Todos eles pela fé executaram algo. A fé é concreta, ela nos coloca de joelhos para saber o que Deus quer de nós. A abundância de nossos dias nos leva a depender mais de nossas posses do que de Deus. As questões de hoje são: 1. Como a minha fé tem sido aplicada no meu cotidiano? 2. Tenho eu vivido pela fé? Uma vida consciente da eternidade acredita que pode depender de Deus para desafios que estão para além de nossas possibilidades. Aplicação Prática: Pela fé tome uma atitude que demonstre que você confia em Deus e no que Ele pode fazer. Ore: Peça a Deus que te ajude a exercitar a sua fé. Ore pelos 11 Oikos de hoje. Ore por: Luiz, Sueli e David/ Adriano, Vanderléia e Victor. [Faltam 170 dias de oração para o próximo passo no Projeto de Estruturação Física de nossa igreja. Peça a Deus que nossas instalações sejam um ambiente de constituição de muitas famílias nos padrões bíblicos]. Leia em “Os Livros da Bíblia” das páginas 331-333.

40 DIAS BUSCANDO A VIDA EM CRISTO - 17º DIA – Quarta-feira – Vivendo para a eternidade (3): Nossa grande expectativa

“pois em breve, muito em breve "Aquele que vem virá, e não demorará.” (Hebreus 10.37). Concursos após concursos a história de pessoas que chegam segundos após o fechamento dos portões se repete. E como de costume as lágrimas e as lamentações tentam encontrar uma justificativa para o atraso, mas não é suficiente para reverter a situação naquele momento. A volta de Cristo é uma realidade. Quando menos esperarmos Jesus voltará e os portões serão fechados. Aqueles O reconheceram em vida como Senhor e Salvador herdarão a eternidade com Ele, os que não creram ficarão do lado de fora dos portões. Mas reconhecer não é apenas falar da boca pra fora: “Jesus é o meu Senhor”. A sua prática diária demonstra que você já nasceu de novo e que está caminhando rumo ao céu. A questão de hoje é: minha conduta deixa claro que eu sou um cidadão do céu? Uma vida consciente da volta de Cristo vive na expectativa de que Ele volte a qualquer momento. Aplicação Prática: Testemunhe para alguma pessoa que você acredita que Jesus voltará a qualquer momento. Ore: Peça a Jesus para sondar seu coração e ver se há algo a ser corrigido. Ore pela salvação de nossas crianças. Ore pelo oikos semear, que se encontra hoje. Ore por: Odenir dos Santos e Ailton/ Norma. [Faltam 171 dias de oração para o próximo passo no Projeto de Estruturação Física de nossa igreja. Peça a Deus que o espaço do nosso ministério infantil seja tremendamente usado para a salvação de muitas crianças]. Leia em “Os Livros da Bíblia” das páginas 327-330.

40 DIAS BUSCANDO A VIDA EM CRISTO - 16º DIA – Terça-feira – Vivendo para eternidade (2): Alinhando nossas escolhas à Vontade de Deus

“Vocês precisam perseverar, de modo que, quando tiverem feito a vontade de Deus, recebam o que ele prometeu” (Hebreus 10.36). Quando não temos consciência da eternidade, nossas atitudes são pautadas no aqui e agora. Nossas escolhas não são influenciadas por nosso destino eterno (o céu), então nossa família, estudos e trabalho são constituídos pelos nossos interesses e não prioritariamente para o engrandecimento do Reino. Contudo, quando passamos a ter consciência da eternidade tudo passa a ter um valor diferente. Enxergamos que nossa família precisa ser edificada com visão da eternidade, então investimos mais na salvação dos nossos. Nossos estudos e profissão só terão valor eterno forem utilizados para a conquista de almas. Nossa reflexão hoje é: tudo em minha vida tem sido vivido levando em consideração a minha eternidade? Uma vida consciente da eternidade busca realizar a vontade de Deus em tudo o que faz. Aplicação Prática: Faça um ajuste com Deus para alinhar tudo em sua vida à vontade do Senhor. Ore: Peça a Deus que te ajude a ajustar a sua vida à Sua vontade. Ore para que Deus levante líderes em nossa igreja. Ore por: André e Nara/ Tony, Simone, Letícia e bebê. [Faltam 172 dias de oração para o próximo passo no Projeto de Estruturação Física de nossa igreja. Peça a Deus que nossos corredores sejam ambientes de confraternizações edificantes]. Leia em “Os Livros da Bíblia” das páginas 324-326.

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

40 DIAS BUSCANDO A VIDA EM CRISTO - 15º DIA – Segunda-feira – Vivendo para eternidade (1): Uma questão de consciência

Vocês se compadeceram dos que estavam na prisão e aceitaram alegremente o confisco dos próprios bens, pois sabiam que possuíam bens superiores e permanentes.” (Hebreus 10.34). Nossos irmãos em Cristo que receberam o primeiro registro do livro de Hebreus estavam sofrendo perseguições e seus bens tinham sido confiscados. O autor do livro de Hebreus deixa claro que eles não se importaram com isso pelo fato deles saberem que possuíam bens superiores e permanentes. Não é que não devamos ser relaxados com as coisas que Deus nos tem dado, mas a reflexão de hoje é: será que eu tenho dado maior valor às coisas terrenas e tenho deixado de viver na certeza que os bens daqui são passageiros e que o mais importante é levar pessoas para a eternidade? Uma vida consciente da eternidade não sofre por aqui que tem que abrir mãos para representar Jesus como discípulo. Aplicação Prática: Exercite a abnegação. Abra mão de algo que é importante para você e doe para outra pessoa. Ore: Peça a Deus para te ajudar a investir a sua vida naquilo que é eterno.  Ore por nossa igreja, pedindo ao Senhor um despertamento espiritual em nosso tempo. Ore por: Amilton, Juliana, Julia e Samuel/ Rosemere. [Faltam 173 dias de oração para o próximo passo no Projeto de Estruturação Física de nossa igreja. Peça a Deus que nosso estacionamento seja um lugar de acolhimento para muitas e muitas pessoas]. Leia em “Os Livros da Bíblia” das páginas 321-323.

domingo, 8 de novembro de 2015

40 DIAS BUSCANDO A VIDA EM CRISTO - 14º DIA – Domingo – A nova Maneira de viver (7) – Perdoando como Deus

Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo (Efésios 4.32). O perdão não só é um milagre como um sacrifício. Perdoar como Deus nos perdoa é um ato milagroso gerado pelo sacrifício. Porque Cristo morreu é que somos perdoados. Se você deseja agir conforme a nova maneira de viver precisa estar disposto a se sacrificar para que o milagre o perdão seja uma realidade em sua vida. Aplicação Prática: Reflita sobre como Jesus te perdoou e como você tem perdoado as pessoas. Ore: Jesus, ajuda-me perdoar como o Senhor perdoa. Peça a Deus por um avivamento. Ore por: Leonardo, Daiana e Bernardo/Diego. [Faltam 174 dias de oração para o próximo passo no Projeto de Estruturação Física de nossa igreja. Peça a Deus que nosso batistério seja usado muitas e muitas vezes para o batismo de muitas pessoas]. Leia em “Os Livros da Bíblia” das pág. 317-320.

sábado, 7 de novembro de 2015

40 DIAS BUSCANDO A VIDA EM CRISTO - 13º DIA - Sábado – A nova Maneira de viver (6) – Vivendo em verdade

Portanto, cada um de vocês deve abandonar a mentira e falar a verdade ao seu próximo, pois todos somos membros de um mesmo corpo.” (Efésios 4.25). Você pode perguntar: “mas como assim, Paulo está escrevendo à igreja em Éfeso, porque ele está mandando abandonar a mentira?”. A mentira é danosa ao corpo de Cristo (a igreja) e há muitas pessoas que vivem na mentira. A mentira não é só não contar a verdade, é também transparecer o que não é. Uma das maiores virtudes na vida cristã é ser sincero e Paulo está afirmando que a nova maneira de se viver é sendo verdadeiro em tudo. Aplicação Prática: Seja sincero em seu discipulado. Exercite abrir o seu coração. Ore: Jesus, ajuda-me a viver a verdade em minha vida. Peça a Deus pela salvação dos adolescentes da nossa igreja e pela salvação dos adolescentes de nossa cidade. Ore por: Matheus, Graciele e Sophia/Cleonice. [Faltam 175 dias de oração para o próximo passo no Projeto de Estruturação Física de nossa igreja. Peça a Deus que nos proteja em cada dia de construção]. Leia em “Os Livros da Bíblia” das pág. 313-316.

sexta-feira, 6 de novembro de 2015

40 DIAS BUSCANDO A VIDA EM CRISTO - 12º DIA Sexta-feira – A nova Maneira de viver (5) – Se revestindo do novo homem

a revestir-se do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade provenientes da verdade” (Efésios 4.24). A nova maneira de viver é agir a cada dia mais como Jesus. Paulo é muito claro: fomos criados para sermos semelhantes a Deus. Fomos criados à imagem e semelhança de Deus (Gn 1.26). O pecado distorce nossa semelhança a Deus, é por isso que dia a dia precisamos olhar para Jesus, ler a Bíblia e conhecê-Lo mais e mais para agir do mesmo modo que Ele agiu. Somente Cristo sendo gerado em nós é que possibilita voltarmos a ser semelhantes a Deus. Aplicação Prática: Faça uma análise. Qualquer pessoa pode olhar para você e verá as atitudes de Cristo? Ore: Jesus, eu me rendo ao Senhor e peço que a cada dia eu morra para as minhas vontades para viver a nova maneira que o Senhor espera de mim. Peça a Deus pelas crianças de nossa igreja. Ore por: Luciano, Gisele, Gustavo e Filipe/Anderson e Luciene. [Faltam 176 dias de oração para o próximo passo no Projeto de Estruturação Física de nossa igreja. Peça a Deus que a sala de oração de nossa igreja seja um ambiente onde muitos milagres sejam conquistados por meio da oração]. Leia em “Os Livros da Bíblia” das pág. 309-312.

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

40 DIAS BUSCANDO A VIDA EM CRISTO - 11º DIA – Quinta-feira – A nova Maneira de viver (4) – Se despindo da imoralidade sexual

Quanto à antiga maneira de viver, vocês foram ensinados a despir-se do velho homem, que se corrompe por desejos enganosos” (Efésios 4.22). O maior desafio para se viver a nova maneira de vida é se despir do velho homem. Na verdade a maior parte das pessoas não quer deixar a velha maneira de viver. Paulo apresenta algumas coisas que devem ser abandonadas, tais como a imoralidade sexual (Efésios 5.3). Na sociedade que vivemos a promiscuidade e a prostituição são estimuladas e parece que os cristãos estão se acostumando com isso como se não fosse pecado. No discurso muitos confirmam que é um erro, mas não deixam de assistir os filmes e novelas que promovem esse tipo de postura. Queremos que nossos filhos sejam salvos em Jesus, mas permitimos que os valores do mundo sejam constantemente apresentados. Aplicação Prática: É preciso abandonar a imoralidade sexual e toda espécie de prostituição. Seu desafio hoje é buscar viver a pureza de Cristo em sua vida. Busque seus discipulador e confesse seus desafios nessa área. Orem juntos para que a cura de Cristo possa acontecer em sua vida (Tiago 5.16). Ore: Jesus, viver de forma pura e santa diante do Senhor, dai-me forças para buscar ajuda nas áreas que tenho enfrentado desafio. Ore pelos 11 Oikos que funcionam hoje. Ore por: Alcides, Estelita e Rennan/Nayro e Maiara. [Faltam 177 dias de oração para o próximo passo no Projeto de Estruturação Física de nossa igreja. Peça a Deus que cada sala de aula de nosso prédio seja um instrumento para aproximar pessoas ao conhecimento de Deus]. Leia em “Os Livros da Bíblia” das pág. 305-307.

quarta-feira, 4 de novembro de 2015

NOVEMBRO: Mês da Educação Teológica e da Música

“Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens”
Colossenses 3.23

O mês de Novembro, para nós batistas brasileiros, é o mês da Educação Teológica e da Música. Para nossa igreja refletiremos durante o mês sobre o tema: Submissão à Palavra de Deus nos leva à Real adoração.
Nesse sentido devemos refletir se temos sido tão submissos à Palavra de Deus que temos experimentado a verdadeira adoração.
A coisa mais fácil que podemos fazer é cantar algumas canções, mas adoração não se resume somente a isso.
O louvor nos leva à submissão à Palavra e a Palavra nos leva ao louvor a Deus. Não tem como separar os dois.
A verdade é que o louvor é expressão de nosso reconhecimento à Grandiosidade de Deus expressa na Palavra e experimentada diariamente.
Nossa adoração é expressa pela nossa nova maneira de viver. Quando agimos de forma cristã em casa estamos adorando a Deus. Quando somos honestos em nosso trabalho estamos adorando a Deus. Quando nos empenhamos para fazermos o melhor estamos adorando a Deus.
Quando dedicamos tudo o que somos a Deus estamos adorando com sacrifício vivo!
Pense nisso: Ao refletir na Bíblia você tem tido o ardente desejo de louvar ao Senhor?

Pr. Roosevelt Arantes

40 DIAS BUSCANDO A VIDA EM CRISTO - 10º DIA – Quarta-feira – A nova Maneira de viver (3) – Agindo como Cristo nos ensina

Todavia, não foi assim que vocês aprenderam de Cristo.” (Efésios 4.20). Em contraste com antiga maneira de viver a nova maneira que é a vida cristã é uma vida de aprendizado em Cristo. Cada um de nós cresceu de uma forma, foi educado com os princípios ensinados por seus pais. Alguns receberam princípios cristãos e por isso já possuem facilidade de compreender a vida cristã, mas outros não tiveram essa oportunidade. O fato é que, quer tenhamos recebido instruções cristãs ou não, nossa natureza humana tem a tendência de nos levar a agir mais pela maneira humana do que da forma que Cristo espera que ajamos. Dessa forma a nova maneira de viver é um permanente aprendizado com Cristo. Para cada postura que vamos assumir precisamos refletir no que aprendemos com Cristo. Aplicação Prática: A nova maneira de se viver contrasta com a maneira que o mundo vive. Precisamos constantemente pensar naquilo que aprendemos com Jesus. Seu desafio hoje é agir de forma diferente da que o mundo ensina. Demonstre o amor de Deus por alguém de uma forma que mostre que você tem Cristo em você. Ore: Peça a Jesus que te ensine a nova maneira de viver. Peça a Deus pelas famílias de nossa igreja. Ore por: Leo, Priscila, Pâmela e Rafael/David, Jessica e filhos. [Faltam 178 dias de oração para o próximo passo no Projeto de Estruturação Física de nossa igreja. Peça a Deus que o espaço do templo seja um instrumento para a consagração e salvação de muitas pessoas]. Leia em “Os Livros da Bíblia” das pág. 301-304.

terça-feira, 3 de novembro de 2015

40 DIAS BUSCANDO A VIDA EM CRISTO - 9º DIA – Terça-feira – A nova Maneira de viver (2) – Um coração sensível

Eles estão obscurecidos no entendimento e separados da vida de Deus por causa da ignorância em que estão, devido ao endurecimento dos seus corações.” (Efésios 4.18). Ainda convocando os efésios a não viverem como os gentios, mas sim para uma nova maneira de viver, Paulo afirma que uma das piores realidades da antiga maneira de se viver é o fato de se estar separado da vida de Deus. O novo nascimento nos permite uma intimidade com Deus que não é possível para aqueles que ainda não se converteram. No entanto, Paulo deixa clara a razão de alguns não experimentarem a nova maneira de viver: “devido ao endurecimento dos seus corações”. A razão de não se desfrutar da nova maneira de viver é o endurecimento de coração. Isso é, não ter um coração disposto a fazer a vontade de Jesus. Há muitas pessoas que já se acostumaram a frequentar cultos, mas na hora em que Jesus pede um compromisso com o Reino para a multiplicação de discípulos, então essa pessoa não dá ouvidos. Aplicação Prática: A nova maneira de viver nos permite uma maior intimidade com Deus. Hoje você é desafiado a ligar para alguém e dizer o quanto ela é importante para Jesus. Ore: Jesus, ajuda-me a ter um coração sensível a Tua voz para que eu possa sempre Te obedecer. Peça a Deus pela liderança de nossa igreja. Ore pelo Centro de Treinamento Multiplicador de nossa igreja que funciona hoje. Peça a Deus por mais líderes para o ministério infantil. Ore pela multiplicação de líderes para os PGM’s. Ore por: Elber, Ester e Jéssica/Jonatas, Rafaela e Laura. [Faltam 179 dias de oração para o próximo passo no Projeto de Estruturação Física de nossa igreja. Peça a Deus que consagre cada espaço que será construído]. Leia em “Os Livros da Bíblia” das pág. 297-300.

segunda-feira, 2 de novembro de 2015

40 DIAS BUSCANDO A VIDA EM CRISTO - 8º DIA – Segunda-feira – A nova Maneira de viver (1) – Se concentrando no que é útil

Assim, eu lhes digo, e no Senhor insisto, que não vivam mais como os gentios, que vivem na futilidade dos seus pensamentos” (Efésios 4.17).  Há uma diferença entre a maneira de se viver em Cristo e a maneira em que se vive sem Cristo. O Apóstolo Paulo insiste com os efésios de que eles precisam deixar de viver como os gentios para viverem uma nova maneira de viver. A vida em Cristo é diferente. O Cristão, que verdadeiramente nasceu de novo, não permanece vivendo de forma fútil. O discípulo de Jesus age diferente, sem, por causa disso, se isolar das pessoas que ainda não nasceram de novo. A grande diferença é que a vida do cristão passa a ter um foco. O discípulo deixa tudo o que não é útil para viver completamente para a vontade do Seu Senhor: Jesus Cristo. Aplicação Prática: Tudo o que você tem feito tem sido para proveito do Reino de Deus, ou você tem investido tempo em coisas que não são úteis? O desafio de hoje é você encontrar entre as suas atividades aquilo que você tem feito que não tem tido utilidade para o Reino de Deus e abrir mão disso para se dedicar em algo para o engrandecimento de Deus. Ore: Peça a Deus que te mostre o que você deve deixar de fazer que não tem sido útil para o Reino. Peça a Deus pela nossa igreja, que possamos ser usados por Deus para mudar a cidade de Resende por meio dos Relacionamentos Discipuladores. Ore por: Flávio, Aline, Nícolas e Natã/Reinaldo, Kaitlyn e filhos. [Faltam 180 dias de oração para o próximo passo no Projeto de Estruturação Física de nossa igreja. Peça a Deus que nos proteja em cada dia de construção]. Leia em “Os Livros da Bíblia” das pág. 294-296.

domingo, 1 de novembro de 2015

40 DIAS BUSCANDO A VIDA EM CRISTO - 7º DIA - Domingo – Revestido do novo ser (3) – Vida Discipular

Habite ricamente em vocês a palavra de Cristo; ensinem e aconselhem-se uns aos outros com toda a sabedoria, e cantem salmos, hinos e cânticos espirituais com gratidão a Deus em seus corações (Co 3.16).  Uma pessoa que se reveste do novo ser passa a se importar com as outras pessoas. Ela não se conforma em ter a salvação e o crescimento espiritual e olhar ao seu redor muitos que não conhecem Jesus ou que estão com suas vidas estagnadas. Se revestir do novo ser implica em ter uma vida discipular. É assumir o compromisso de ser discipulado e discipular alguém. É mais que aconselhar é ser responsável em conduzir pessoas ao crescimento espiritual em Cristo Jesus. Aplicação Prática: Procure alguém para te discipular e separe um tempo para discipular pessoas também. Ore: Peça ao Senhor que te use na vida discipular. Peça a Deus por um avivamento em nossa igreja. Ore por: Douglas e Isabella Lourenço/ Célio, Rute, Pedro e Lucas. [Faltam 181 dias de oração para o próximo passo no Projeto de Estruturação Física de nossa igreja. Peça a Deus que cada ambiente da nossa igreja seja um ambiente de salvação]. Leia em “Os Livros da Bíblia” das páginas 289-293.  

40 DIAS BUSCANDO A VIDA EM CRISTO - 6º DIA - Sábado – Revestido do novo ser (2) – Vida Plena na Palavra

Habite ricamente em vocês a palavra de Cristo; ensinem e aconselhem-se uns aos outros com toda a sabedoria, e cantem salmos, hinos e cânticos espirituais com gratidão a Deus em seus corações (Co 3.16). Se revestir do novo ser significa estar pleno da Palavra de Deus. Paulo ensina à igreja de Colosso que a palavra de Deus precisa habitar ricamente na vida deles. Essa é uma marca daqueles que já nasceram de novo. Quem nasce de novo tem sede natural de conhecer mais sobre Deus e por isso deseja ardentemente conhecer mais de Sua Palavra. Aplicação Prática: Na leitura Bíblica de hoje (p. 285-287) escreva uma ou dias linhas para cada um desses itens: 1. Que verdade espiritual você aprendeu com o que leu? 2. Há um mandamento (ordem) a ser cumprida por você nesse texto? 3. Há alguma promessa em que você pode confiar nesse texto? 4. O que precisa mudar em suas vida diante desse texto. Ore: Peça a Deus que te use na multiplicação de discípulos. Ore pelos adolescentes de nossa igreja. Ore pela salvação dos adolescentes de nossa cidade. Ore por: Ana Carolina e Amélia/ Renan e Isabela. [Faltam 182 dias de oração para o próximo passo no Projeto de Estruturação Física de nossa igreja. Peça a Deus muitos milagres ocorram nesta obra]. Leia em “Os Livros da Bíblia” das páginas 285-287.